Home Cultura e Lazer

Confira a programação do Parque Vivo neste final de ano

Atividades gratuitas para toda a família seguem até o último final de semana do ano

51

O projeto Parque Vivo vem movimentando o Parque do Botânico este ano e as atividades ainda não pararam! A programação cultural, esportiva e de entretenimento para toda família, segue com atividades gratuitas aos finais de semana até o dia 29 de dezembro.

Neste final de semana a programação apresenta no sábado (21): “Rocks that Talk” (10h) e Yoga no Parque (16h), enquanto no domingo (22) haverá Yoga Cerebral (10h) e “Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê” (15h30).

No último final de semana do ano, o Parque Vivo terá no sábado (28): Escuta no Parque (9h) e Recreação no Parque (16h); já no domingo (29), o “Aikidô: arte marcial da paz” abre a programação às 8h40, enquanto o Karatê no Parque encerra as atividades de 2019, às 15h30.

Toda a programação é gratuita. O Parque Vivo – criado por meio da iniciativa popular – vem apresentando atividades semanalmente no Parque do Botânico. Com apoio da Prefeitura de Araraquara e ComTexto Comunicação, as propostas do projeto incluem preservação do meio ambiente, manutenção e melhorias da infraestrutura, além de atividades de cultura, esporte e lazer. A programação pode ser acompanhada pelas páginas do Facebook (Parque Vivo-Araraquara/SP) e Instagram (@parquevivoararaquara), além do site da Prefeitura de Araraquara.

O Parque do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, s/n°, no Jardim Botânico.

Sábado (21/12)

– 10h: Rocks that Talk – A partir das 10 horas tem “Rocks that Talk”, com a realização do Projeto NÓS – uma ação social que mistura arte, alteridade e empatia. A atividade é inspirada no movimento “Rock Painting”, que se tornou popular entre pintores experientes e iniciantes, tendo começado na Inglaterra com a jornalista Meghan Murphy. Após coletar várias pedras em formatos de coração, ela começou, através das pedras, enviar mensagens a qualquer um que encontrasse suas artes por aí. Como ela mesma diz: “Encontrá-las me deixava feliz e queria compartilhar esta felicidade com o próximo”. Dessa forma, a atividade no Parque do Botânico irá buscar conectar pessoas e espalhar pensamentos felizes por meio de “Rocks that Talk”, essas “pedras que falam”! pede-se aos participantes usarem roupas que não tenham problema de sujar e, se possível, levar tintas acrílicas das cores primárias e canetas permanente preta e vermelha.

– 16h: Yoga no Parque – Já o “Yoga no Parque”, às 16 horas do sábado, com Nicole Lyra, apresenta uma prática a fim de favorecer o corpo e beneficiar a mente e o emocional, com a atenção voltada à respiração, proporcionando relaxamento e descanso. Esta prática envolve exercícios físicos como alongamentos e exercícios respiratórios, que levam o corpo à soltura muscular e introspecção. Atividade livre para todas as idades. É solicitado aos participantes levarem mat, toalha ou canga para a participação.

Domingo (22/12)

– 10h: Yoga Cerebral – A programação do domingo começa com Yoga Cerebral, às 10 horas. Sob orientação do professor Jeferson Moreira Junior, o Yoga Cerebral compreende um conjunto de exercícios desenvolvidos a partir de muitas pesquisas que trabalham principalmente o córtex e o hipocampo, tendo como principal finalidade desenvolver a concentração e aumentar a frequência da atenção, tornando a memória poderosa e eficiente. A prática envolve concentração, atenção e movimentos, sendo os exercícios realizados de maneira lúdica, resultando em uma vivência simples e, ao mesmo tempo, enriquecedora. Importante destacar que o Yoga Cerebral desenvolve o autocontrole emocional e previne contra a anosognosia (falha temporária de memória) e doenças neurodegenerativas, tais como o Mal de Parkinson e Alzheimer.

– 15h30: Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê – As atividades neste final de semana se encerram com “Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê”, com a equipe da Escola Tigres Hotokan ministrando uma aula de técnicas de Defesa Pessoal da Arte do Karatê. A estimativa é que a atividade, com início às 15h30, siga até 16h30.

Sábado (28/12)

– 9h: Escuta no Parque – No domingo cedo, a partir das 9 horas, um grupo voluntário de psicólogos realiza “Escuta no Parque”, oferecendo acolhimento psicológico por meio de escuta clínica. Os objetivos da atividade visam oferecer um espaço de escuta, acolhimento e cuidado aberto, por meio de orientações psicológicas e, assim, promover o acesso dos participantes às informações, conhecimento e compreensão dos próprios dilemas, desmitificando assuntos ligados à saúde mental. A atividade segue até às 11 horas.

– 16h: Recreação no Parque – A atividade, com realização da Edulelá Recreação Infantil, chega com diversas brincadeiras para as crianças, propondo uma tarde com muita alegria para a criançada se divertir. O evento segue até por volta das 18 horas.

Domingo (29/12)

– 8h30: “Aikidô: arte marcial da paz” – A equipe do Instituto Aiki realiza a atividade de Aikidô, salientando os benefícios dessa arte marcial para o desenvolvimento do corpo, da mente e defesa pessoal, no mundo contemporâneo. Previsão de término às 9h50.

– 15h30: Karatê no Parque – O “Karatê no Parque”, às 15h30 do domingo, com a equipe do KarateIguatemi, tem a proposta do equilíbrio físico e mental, do desenvolvimento pessoal e da cultura de uma vida saudável. A atividade é destinada à toda a família – homens, mulheres, crianças e pessoas de todas as idades. Esta arte marcial japonesa, por meio da disciplina, respeito, concentração e outros valores importantes, oferece aos seus praticantes diversos benefícios. Os participantes devem trajar roupa confortável para o “Karatê no Parque”, que terá o comando do pessoal do Karatê Iguatemi.

SERVIÇO:

“Parque Vivo” apresenta:

  • Sábado (21/12)

10h: Rocks that Talk com Projeto NÓS

16h: Yoga no Parque

  • Domingo (22/12)

10h: Yoga Cerebral

15h30: Tori-te técnicas de defesa pessoal do Karatê

  • Sábado (28/12)

9h: Escuta no Parque

16h: Recreação no Parque

  • Domingo (29/12)

8h30: Aikidô: arte marcial da paz

15h30: Karatê no Parque

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata, s/n° – Jardim Botânico)

Grátis