Início Cultura e Lazer

“Eu canto minha África” abre semana da Consciência Negra cantando a liberdade

Coral divulga a canção tradicional “Mandeng”

47

Dando início a celebração da cultura negra, neste 16 de novembro o coral são-carlense “Eu canto minha África” divulga sua primeira música: “Mandeng”, já disponível na internet.
O coral, formado por crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos negros e afrodescendentes, regidos pela cantora Nara Dom, enfrentaram um desafio para produzir os conteúdos para a semana da Consciência Negra.

A idealizadora do projeto, a produtora cultural Dnize Castro, conta que a pandemia mudou os planos: “ Inicialmente a ideia era implantar o coral através de atividades presenciais, mas veio a pandemia e tivemos que reestruturar tudo, inclusive o resultado final em formato de vídeos para serem postados nas redes socias”.

O primeiro clipe do coral “Eu canto minha África” já está disponível no YouTube, com links no site da DCastro Produções, com livre acesso para reprodução da imprensa.
O coral de São Carlos foi um dos premiados pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com o prêmio PROAC Editais.
Na terça-feira (17), mais uma canção será divulgada nas redes sociais do coral. Inscreva-se no canal “Eu canto minha África”.

Sobre a canção
“Mandeng” é uma música oriunda do oeste africano. Transmite a força do povo negro com instrumentos de percussão de diversas culturas da África, como dunduns, djembe, cuíca e atabaques.

A canção é tradicional em celebrações de nascimentos e festas da colheita. “Mandeng” significa “liberdade” e “autonomia”, duas palavras que definem a luta do povo negro no país.

A regente Nara Dom relatou que a escolha do repertório foi baseada em experiências que viveu e em seus ancestrais: “Mandeng é uma canção que faz parte do dia a dia, tocada em várias ocasiões. A gratidão das pessoas pelo vilarejo, pela colheita…é a gratidão pelo talento de cada um”, completa.
Ouça abaixo

Instagram – @eucantominhaafrica
Youtube – Coral Eu canto minha África

Site – www.dcastroproducoes.com

Contatos e informações:

DNIZE CASTRO – [email protected]