Home Cultura e Lazer

Fábrica de Vencedor abre vagas para cursos gratuitos de literatura infantil e breaking

Com previsão de início para 14 de setembro, atividades terão o comando de Rodrigo Vulcano e Aleksander Sgroy

22
Rodrigo Vulcano comanda o 'Jardim de Palavras', uma oficina de criação de texto

Sempre em busca de novos cursos que possam contribuir ainda mais com o desenvolvimento das crianças e jovens beneficiadas pela instituição, a Fábrica de Vencedor está com inscrições abertas para duas novas oficinas: literatura infantil e breaking.

Com vagas limitadas até o fim das demandas, os interessados em fazer as matrículas, novamente gratuitas, devem entrar em contato via WhatsApp, no número 16 3014.1287. As aulas começam a partir de 14 de setembro, no contraturno escolar, com turmas matutinas e vespertinas, na sede do IFV, localizada na Rua Manoel Rodrigues Jacob, 1161, no Santa Angelina.

Batizado como “Jardim de Palavras”, o curso de literatura infantil terá o comando do renomado escritor araraquarense Rodrigo Vulcano. Direcionada para alunos de 9 a 17 anos e realizada às quintas, a atividade visa a produção de textos a partir de muita criatividade e ludicidade. “Vamos plantar literatura na vida das pessoas. Além do estímulo à escrita, vamos dar voz ao que as crianças e jovens querem dizer”, comenta Vulcano.

Autor de diversos livros infantis como “A menina com sorriso de orelha a orelha”, “O Monstro Devorador de Palavras”, “Noé e o Escafandro”, todos da editora Geringonça, Rodrigo Vulcano também é integrante do duo de música infantil Dois Palitos. Com o projeto literário coletivo “A rua de nomes no ar!”, que espalhou placas com mensagens poéticas por Araraquara, foi finalista do Prêmio Candango de Literatura, indicado na modalidade “Incentivo à Leitura”.

Dança de rua, sendo um dos elementos fundamentais do hip hop, o breaking invade o IFV às sextas-feiras, para alunos dos 06 aos 17 anos, sob orientação de Aleksander Sgroy. Também professor das Oficinas Municipais de Cultura, Sgroy é referência na cidade quando o assunto é dança urbana, sendo um ativo representante em causas culturais e sociais em bairros periféricos de Araraquara. Recentemente, o breaking tornou-se esporte olímpico, ampliando sua visibilidade e também debate de temas como preconceito, racismo e respeito pela cultura da periferia.

GRADE COMPLETA

Desde sua fundação, em 2018, o Instituto Fábrica de Vencedor beneficiou mais de 2000 crianças e adolescentes, entre aulas presenciais e virtuais. Atualmente, suas atividades culturais são subsidiadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS) e pelo Fundo Municipal da Criança e Adolescente (Comcriar).

Completam o cardápio de cursos oferecidos – todos com vagas esgotadas: ballet, fotografia, teatro, sapateado, violão, guitarra, canto coral e karatê. O atual corpo de professores é formado por Érica Duarte, Ana Karla Marconato, Fabiano Marchesini, Márcio Pontes, Lucas Tannuri, Adriana Gennari, Cleber Shimu e Aguinaldo dos Santos. “Não medimos esforços para sempre avançar o lugar comum, com novos cursos e atividades. Agradecemos os patrocínios e apoio das empresas: Invillia, JBT, Morada Logística, Itaobi, DrogaVen, Hinove, Elmaz e Cotave”, finaliza o presidente do IFV Geraldo Souza.