Início Cultura e Lazer

Feira do Produtor Rural: aos domingos estará no Parque do Botânico

Parque Vivo passa a contar com os produtores rurais na oferta de hortaliças saudáveis; iniciativa começa neste domingo (15)

24

A fim de oferecer produtos saudáveis, em busca de uma alimentação mais natural, o Parque do Botânico, a partir deste domingo, 15 de março, passa a contar com a Feira do Produtor Rural dentro do projeto Parque Vivo. Assim, semanalmente, aos domingos, os produtores rurais do Assentamento Monte Alegre irão disponibilizar hortaliças, no horário das 8 às 12 horas, com preço justo e qualidade.

O Parque Vivo, que desde o ano passado propõe atividades culturais e esportivas variadas para toda a família, com a realização da Feira do Produtor Rural em seu programa, passa também a mobilizar as pessoas para a alimentação saudável. A ideia parte de que um cardápio equilibrado traz benefícios físicos e mentais, proporcionando mais disposição e energia, além de prevenir algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.

De acordo com a coordenadora executiva de Agricultura, Silvani Silva, essa será a primeira vez que a Feira do Produtor Rural estará no Parque do Botânico. “Serão sete produtores do Assentamento Monte Alegre aproveitando essa oportunidade oferecida pelo Parque Vivo de estar mais próximos dos frequentadores do parque e dos moradores do Botânico e seu entorno. E já que o projeto enfoca a qualidade de vida, os produtores virão para complementar a programação cultural e esportiva, abordando a alimentação saudável por meio de produtos de qualidade”.

A iniciativa da Feira do Produtor Rural – realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura de Araraquara e o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) – também traz à tona a questão da sustentabilidade socioambiental já que os produtos são produzidos de forma a não prejudicar o ecossistema do campo e a saúde pública.

Silvani lembra que as hortaliças oferecidas serão frescas e que a produção dos assentados é rastreada e livre de contaminantes. “Os assentados realizam práticas tradicionais para controlar doenças e pragas, sendo o agrotóxico o último recurso utilizado por eles”, explica, lembrando que os produtores são muito conscientes sobre o uso de agrotóxicos.

A coordenadora lembra que a Feira do Produtor Rural, além dos domingos no Botânico, também é oferecida: Praça Santa Clara (segunda-feira), UPA Valle Verde (terça), CECAP (quarta), Praça Scalamandré (sexta) e em feiras realizadas em 11 padarias da cidade (aos domingos). No total, aproximadamente 60 produtores participam das feiras realizadas pela Prefeitura de Araraquara – além dos locais citados, as feiras também são realizadas na Estação Ferroviária, Praça Pedro de Toledo e Terminal de Integração.

 SERVIÇO:

Parque Vivo apresenta “Feira do Produtor Rural”

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata, s/n° – Jardim Botânico)

Data: todo domingo (início: 15/03)

Horário: das 8h às 12 horas

Grátis