Home Cultura e Lazer

Ignácio de Loyola Brandão será a Personalidade Literária do Ano no Jabuti 2021

"O araraquarense é um autor o tempo todo atento a pensar, literariamente, o que foi, o que é, e o que deve ser o Brasil", afirma o curador da premiação

320
Escritor é dono da décima primeira cadeira da Academia Brasileira de Letras

Ocupante da décima primeira cadeira da Academia Brasileira de Letras, o renomado escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão será a Personalidade Literária do Ano homenageada na 63ª edição do Prêmio Jabuti- mais tradicional e prestigiada honraria do livro do País.

O anúncio foi feito por representantes da Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo envento. A cerimônia ocorre em novembro e será, novamente, remota.

“Loyola Brandão é um autor o tempo todo atento a pensar, literariamente, o que foi, o que é, e o que deve ser o Brasil. Sua obra acende, em seus leitores e leitoras, a chama de uma esperança crítica”, afirma Marcos Marcionilo, curador do Prêmio Jabuti.

Também jornalista e cronista, Loyola publicou 45 livros de diversos gêneros, como romances, contos, infanto-juvenis, teatro, etc. Recebeu, em 2016, da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Machado de Assis pelo Conjunto da Obra. Em Araraquara, foi colunista nos jornais O Imparcial e Tribuna Impressa.

(Por Matheus Vieira)