“Neste momento, infelizmente informamos que o Catedrático do Samba deixou esse plano, indo para as esferas superiores”. Foi dessa maneira que a produtora artística Angélica Tobias anunciou, nesta quarta (22), nas redes sociais, o falecimento do cantor e compositor Germano Mathias, expoente do samba paulistano.
Vítima de uma pneumonia aos 88 anos, Mathias influenciou uma geração de sambistas e, até os dias atuais, é insubstituível por seu estilo e seu ritmo cadenciado de gafieiras malandras.
No facebook, o colecionador de rock, MPB e world music araraquarense Valdir Ramos postou uma foto em homenagem ao artista com os seguintes dizeres: “Descanse em Paz, Grande Germano! Samba era com ele mesmo! Grande perda!”, lamenta.
Germano Mathias nasceu na cidade de Franco da Rocha/SP. Filho de imigrantes portugueses, foi apelidado de Catedrático do Samba por causa do jeito que interpretava o gênero, sempre de forma sincopada.
Suas músicas mais famosas são “Minha Nega na Janela”, “Senhor Delegado” e “Guarde a Sandália Dela”. De 1958 a 2007, lançou 14 Lps. O sambista deixa álbum inédito, do qual foram lançados dois singles: “Já foi meu Carnaval” (2022) e “Batalhando (2022)”.