Home Cultura e Lazer

Mostra Audiovisual Wallace Leal começa nesta segunda (16) com o tema “Imaginar outros possíveis”

Abertura oficial ocorre no auditório do Senac Araraquara com exibição de animação e bate-papo com diretores

29
Mostra faz homenagem ao icônico e diretor de teatro da cidade Wallace Leal Valentim Rodrigues

Nesta segunda-feira (16) tem início a 12ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues. A programação da mostra realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart segue até o próximo dia 22 com atividades gratuitas, sob o tema “Imaginar outros possíveis”.

Com curadoria de Lívia Cabrera e Paulo Delfini, a Mostra Wallace 2023 vem se consolidando no calendário de Araraquara, dialogando e trabalhando com o audiovisual e suas intersecções com as demais linguagens. O evento conta com o apoio: Sesc Araraquara, Senac Araraquara, FCL – UNESP Araraquara, e CAC / FCLAr – Comitê de Ação Cultural, além do apoio da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, Bar do Zinho e Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês.

“O cenário aponta para a descentralização do audiovisual e o interior de São Paulo vem reivindicando espaços e políticas públicas, mostrando a que veio da melhor maneira, produzindo. Através do ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, coletivos e associações estão se formando e uma rede vem se construindo em busca de novos lugares e diversidade”, apontam os curadores, que questionam: o que o audiovisual pode fazer por Araraquara e pelo interior de São Paulo?

“Desse modo, a falta é o que nos move. Sem esquecer o que já foi feito e conquistado, olhamos para o lugar de onde viemos, propomos uma conexão com nossas raízes para encontrarmos nossos espaços, nossa identidade e fincar de vez a Mostra no cotidiano de Araraquara. Juntos, imaginar outros possíveis, receber e dar condições reais ao novo”, alertam Lívia e Paulo.

ABERTURA

A mostra tem início na próxima segunda-feira, 16 de outubro, com a abertura oficial no Auditório do Senac Araraquara, das 19h às 22 horas. Haverá homenagem a Américo Borges e Rubens Miranda pela contribuição e feitos ao cinema araraquarense, além da exibição dos curtas: primeiramente um compilado das obras que Américo Borges participou, seguido pela exibição de “Santíssima Tetrindade” e “Como fazer um curta” (making of de Santíssima Tetrindande) de Rubens Miranda.

PROGRAMAÇÃO

  • Segunda-feira (16 de outubro)

9h e 13h: exibição “João no reino de Papelão” + bate-papo com Rodrigo Vulcano (diretor e roteirista) e Lucas Lima (diretor e animador)

Local: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês (Avenida Dionisio Tellarolli, 1030 – Jardim São Rafael II)

19 às 22h: Abertura Oficial da 12ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues
Local: Auditório do Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

– Homenageados: Rubens Miranda e Américo Aguiar Borges pela contribuição e feitos ao cinema araraquarense

– Exibição dos curtas: Compilado das obras que Américo Borges participou + “Santíssima Tetrindade” e “Como fazer um curta” (making of de Santíssima Tetrindande) de Rubens Miranda

  • Terça-feira (17 de outubro)

8h50 e 14h30: Exibição “João no reino de Papelão” + Bate-papo com Rodrigo Vulcano (diretor e roteirista) e Lucas Lima (diretor e animador)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jeronimo Freire, 22 – Vila Xavier)

19h: Curtas Yanomami:

-MÃRI HI “A árvore do Sonho”, de Morzaniel Iramari

– THUE PIHI KUIWII “Uma mulher pensando” / Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami

-YURI XËATIMA THË – “A pesca com Timbó”

Local: UNESP – Faculdade de Ciências e Letras – Anfiteatro A (Rod. Araraquara Jaú, 1 – Campos Ville)

  • Quarta-feira (18 de outubro)

* Homenagem: Zé Celso /Teatro Oficina*

19h: Documentário “Máquina do Desejo” + bate-papo com: Cafira Zoé (Teatro Oficina) e Camila Mota (Teatro Oficina)

Diretores: Joaquim Castro e Lucas Weglinski

Local: Cine Lupo (Shopping Lupo – Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)

  • Quinta-feira (19 de outubro)

19h: exibição documentário “Lo que queda en El Camino” (direção: Jakob Krese e Danilo do Carmo) + bate-papo com equipe do filme (Bruna Epiphanio, Bruno Lotelli e Danilo do Carmo) / Alemanha, Brasil e México – 2021

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

  • Sexta-feira (20 de outubro)

19h: exibição documentário “Escuta – A terra foi rasgada” + bate-papo com diretora Cassandra Mello)

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

  • Sábado (21 de outubro)

10 às 12h30: Encontro regional Icine – Fórum de Cinema do Interior Paulista e realizadores na cidade de Araraquara – Bate papo sobre desenvolvimentos da linguagem e política pública no interior para o audiovisual

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

16h: Exibição longa convidado “Ressentimento” (direção: Mariana Vita e Denis Augustol) + bate-papo com a diretora Mariana Vita

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

19h: Mostra de Curtas Selecionados por edital

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

  • Domingo (22 de outubro)

17h: Festa de encerramento com Coletivo Tocaya

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)