Home Cultura e Lazer

Obra de Patativa do Assaré ilustra espetáculo em cartaz na cidade

"Cante Lá Que Eu Canto De Cá", da Cia do Tijolo, têm duas sessões marcadas para o palco do Sesc Araraquara: uma na sexta e outra no sábado

110
Patativa do Assaré é um dos principais representantes da arte popular nordestina do século 20.

Cigarro de palha, cheiro de café passado na hora e servido em canequinha de esmalte, casa de taipa, cochilo na rede depois do almoço, as conversas pausadas, histórias do Brasil de baixo e do Brasil de cima.

Esta é a atmosfera propiciada aos espectadores no espetáculo teatral “Cante Lá Que Eu Canto De Cá”, que a Cia do Tijolo leva ao palco do Sesc Araraquara nesta sexta (26/11) e sábado (27/11), sempre às 20h, para fazer uma homenagem a obra do poeta Patativa do Assaré . Informações sobre ingressos aqui.

Poeta e repentista brasileiro, o autor é um dos principais representantes da arte popular nordestina do século 20. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão.

Projetou-se, nacionalmente, com o poema “Triste Partida” em 1964, gravado por Luiz Gonzaga. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos em diversas universidades pelo mundo.

Sem audição e totalmente cego, faleceu em consequência de falência múltipla dos órgãos, em sua casa em Assaré, Ceará, no dia 8 de julho de 2002, aos 93 anos.

PANDEMIA

Vale pontuar que, para a realização da apresentação, o Sesc segue todos os protocolos de segurança, como o uso de máscara, medição de temperatura, e sinalização indicando o distanciamento necessário entre poltronas. É necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos a primeira dose, sendo físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

(Por Matheus Vieira)