Home Cidade

Com 13 anos de atraso será lançado em Araraquara nesta sexta-feira o Consultório de Rua

Projeto é formado em sua base por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população carente formada por moradores de rua.

1
Consultório na Rua é voltada para o público adulto em situação de rua e crianças e adolescentes que estejam em situação de risco e vulnerabilidade

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

São chamadas de Consultório na Rua equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. Elas devem realizar suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território

As atividades devem ser realizadas de forma itinerante, com cumprimento de carga horária mínima semanal de 30 horas, porém seu horário de funcionamento deverá ser adequado às demandas das pessoas em situação de rua, podendo ocorrer em período diurno e/ou noturno, em todos os dias da semana.

No processo de trabalho, devem estar garantidas ações para o cuidado in loco, a partir da abordagem ampliada dos problemas de saúde e sociais, bem como ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O projeto é desenvolvido em Araraquara pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.