Início Cultura e Lazer

Semana “Modos de Acessar” discute questões de acessibilidade

Ação em rede do Sesc São Paulo visa aproximar o público do tema e destacar o protagonismo das pessoas com deficiência mas mais diversas áreas

8

De 2 a 8 de dezembro, é realizada a Semana Modos de Acessar, ação em rede do Sesc São Paulo que promove diversas atividades artísticas, esportivas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência. São mais de 140 atividades nas diversas unidades do Estado: shows, bate-papos, oficinas, vivências. As ações abrangem tanto o protagonismo de pessoas com deficiência – artistas, atletas, educadores, produtores etc. – como sua participação como público, reforçando um dos lemas do movimento das pessoas com deficiência: “Nada sobre nós, sem nós”.

As barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam – sejam sociais, atitudinais, culturais, comunicacionais ou físicas – nos revelam o que precisamos mudar para construirmos cidades, experiências e relações em que qualquer pessoa possa se sentir pertencente, podendo ir e vir, usufruir e ser feliz. As cidades, quando visam potencializar a dignidade e mobilidade de qualquer ser humano, respeitam a pluralidade humana, e assim, reduzem barreiras a todos os cidadãos.

Nesta perspectiva, a acessibilidade é uma grande ferramenta transversal, pois constrói – além de rampas e elevadores – outros modos de acessar, a partir da idéia de que as pessoas movimentam-se, falam, interagem, expressam-se e vivem diferentemente.

Em Araraquara, no dia 3, terça-feira, entre meio dia e duas da tarde, a intervenção “Escola de Libras” estará no centro da cidade, na Praça da igreja Santa Cruz, com a proposta da Escola Nômade de Língua de Sinais. A equipe Slam do Corpo de educadores-performers surdos convidam o público a aprender sinais e frases nesta língua, com o auxílio de um carrinho repleto de dispositivos – papéis, canetas, imagens, banquinhos, palavras e objetos cotidianos. A ação busca promover um contato do grande público com a língua dos sinais.

No sábado (7/12), está marcada uma visita mediada e acessível em Libras na exposição Papéis Efêmeros – Memórias Gráficas do Cotidiano, que está em cartaz no Sesc até a próxima semana.

INTERVENÇÃO

ESCOLA DE LIBRAS

Com equipe Slam do Corpo.

Dia 3, terça, das 12h às 14h. Praça Santa Cruz.