Início Cultura e Lazer

Sesi Araraquara recebe tragicomédia de Matéi Visniec

A peça Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar se forma por catorze cenas escritas pelo dramaturgo romeno. As apresentações acontecem nos dias 13 e 14 de março. Entrada gratuita

13

O palco do SESI Araraquara recebe uma matilha de personagens criados pelo autor e dramaturgo romeno Matéi Visniec. O espetáculo Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar tem um humor ácido e é formado por catorze cenas, nas quais o drama e a comédia se cruzam, tencionam como as relações da sociedade. As apresentações acontecem nos dias 13 e 14 de março, sexta e sábado, sempre às 20h. Sessões realizadas aos sábados contém audiodescrição. Além da apresentação, o público poderá participar da oficina Poéticas de um Corpo-voz, no dia 14, março, às 14h.  A entrada é gratuita com ingressos reservados pelo Meu SESI, https://www.sesisp.org.br/meu-sesi.

            A peça tem como fio condutor um cego acompanhado de seu cão-guia, uma representação da cegueira simbólica de todos os personagens. O breu é substituído pelo espaço em tons de cinza, branco e preto, o cenário bicolor para se encaixar ao humor ácido, insólito, dramático. Os personagens se conectam por aquilo que têm em comum: a opressão, violência e totalitarismo.

            A companhia Os Barulhentos surgiu em 2013, com a peça Muito Barulho por Nada. O sucesso e qualidade da montagem Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar lhes rendeu o prêmio APCA 2015 de Melhor Espetáculo de Teatro. No mesmo ano, o diretor Rodrigo Spina foi consagrado com um Prêmio APLAUSO de Melhor Diretor de Teatro.

Oficina: Poéticas de um Corpo-Voz  

O SESI Rio Claro recebe a oficina “Poéticas de um Corpo-Voz”, no dia 14 de março, sábado, às 14h.

Em uma oficina dinâmica, Rodrigo Spina propõe práticas para criação de uma harmonia entre a expressão corporal e vocal, utilizando-se de poesias, trechos de romances, pinturas, textos dramáticos, escolhidos pelos próprios participantes.

A cultura e treinamento artístico constrói separadamente a voz e corpo dos atores. A equalização dos dois só é desenvolvida por exercícios de articulação e união do aquecimento vocal e expressão corporal. A oficina tenta valorizar essa integração, aptidão e desconstrução da tradicional preparação do corpo-voz.

É pedido a todos os participantes que levem um trecho de qualquer texto de sua escolha, propriamente decorado para ser trabalhado ao longo da experiência. Com 18 vagas, a oficina é ministrada pelo Rodrigo Spina e tem duração de 3h.

Ficha Técnica

Texto original: Matéi Visniec | Tradução: Luiza Jatobá | Adaptação: Os Barulhentos | Direção: Rodrigo Spina | Elenco: Cadu Cardoso, Clara Rocha, Domitila Gonzalez, Elias Pintanel, Gustavo Pompiani, Lia Maria, Lucas Horita, Lucas Fernandes, Marina Campanatti, Murilo Zibetti | Atrizes convidadas: Rita Gullo, Samantha Rossetti | Assistência de direção: Thalita Trevisani | Cenário: Moshe Motta | Figurino: Camila Fogaça | Maquiagem: Domitila Gonzalez | Sonoplastia: Rodrigo Spina e Maria Claudia Mesquita | Operador de som: Gabriel Pangonis | Iluminação e operação de luz: Lui Seixas | Cenotécnico: Mateus Fiorentino | Assistente de Cenotécnico: Gabriel Pangonis | Designer Gráfico:  Ed Santana | Roteiro e audiodescrição: Bell Machado | Produção: TSS Produções Artísticas

SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2019, por exemplo, mais de 63 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

SERVIÇO

Local: SESI Araraquara – Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jd. Floridiana

AVCB: 429688 – validade: 28/08/2021

Alvará: 569/1979 – validade: 04/07/2024

Datas e horários:  13 e 14 de março, sexta e sábado, às 20h

Capacidade: 140 lugares 4 para cadeirantes

Duração: 110 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Modalidade: Adulto

Gênero: Épico

Informações: (16) 3305-2518

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.