Início Cultura e Lazer

Live ‘Música na Alma’ convida, neste domingo, a violinista e regente araraquarense Gabriela van Dijk

Bate-papo é o primeiro de uma série sobre mulheres na música erudita; transmissão será no You Tube da Cultour Musica

698
Gabriela é mestrando, hoje, na Alemanha. (Foto: Divulgação)

Radicada em Berlim, Alemanha, desde 2017, a violinista, solista e regente araraquarense Gabriela van Dijk, de 29 anos, participa, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), do bate-papo ao vivo “A música na Alma”. A transmissão ao vivo ocorre no canal no You Tube da Cultour Musica. , web programa italiano.

Ao portal RCIA, Gabriela adiantou que o encontro será comandado por Tatiana Wolf Ribeiro. “Falarei sobre minha experiência como musicista aqui na Alemanha e apresentarei a violinista e regente austríaca Alma Rosé (1906-1944), artista de visão à frente de seu tempo que criou uma orquestra de mulheres na década de 1930”, comenta.

Sobre, Rosé ela continua.”Após sua deportação à Auschwitz por sua ascendência judia, esteve à frente da única orquestra feminina de todos os campos de concentração nazistas, resgatando a vida de, pelo menos, cinquenta mulheres”, conta Gabriela.

Formada em Regência Orquestral pelo Instituto de Artes da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus Barra Funda em São Paulo, Gabriela, atualmente, faz mestrado em musicologia pela Universidade de Humboldt.

Em dezembro de 2019, fez sua estreia como regente em Berlim em um concerto com obras orquestrais brasileiras dos compositores Antonio Carlos Gomes e Ernst Mahle. Em Araraquara, foi fundadora e produtora do programa Clássicos da Rádio Uniara FM, com apresentação de sua mãe, Maria Cristina van Dijk Corbi.

(Por Matheus Vieira)

Arte de divulgação do evento. (Foto: Divulgação)