Home Destaques

Com problemas na plataforma SUS, Araraquara não divulga dados da Covid

Ministério da Saúde relata tentativa de acesso indevido a plataformas do SUS; Araraquara fica sem divulgar dados nesta quinta. Fato foi divulgado nesta manhã em Araraquara por Talitha Martins.

141
Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Talitha Paula Resende Martins

O Ministério da Saúde informou ter identificado uma tentativa de “acesso indevido” em algumas de suas plataformas e que, “para resguardar as informações” suspendeu alguns acessos e deu início a uma “manutenção corretiva” nas plataformas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI.

De acordo com o ministério, a tentativa de acesso indevido ocorreu no dia 16, e não há previsão de retorno das plataformas.

Em Araraquara, a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Dra. Talitha Paula Resende Martins, nesta manhã de quinta-feira (19), lamentou o fato, durante o boletim tradicional em que, através do face da Prefeitura Municipal apresenta os dados relacionados as testagens de covid.

“Devido a indisponibilidade da plataforma do SUS nas últimas horas o que impede o acesso as notificações não foi possível contabilizar os casos de Covid 19 na data de hoje”, comentou a profissional que vem substituindo a titular da Secretaria da Saúde.

Em nota, o ministério informou que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nesta segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e, para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada.

 “Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas”, acrescentou o ministério.

O Conecte SUS Cidadão é uma ferramenta que disponibiliza o conjunto integrado de informações em saúde do país. Por meio de um dispositivo móvel ou acesso web, é possível visualizar histórico clínico dos cidadãos, o que pode abranger desde o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 até a Carteira Nacional de Vacinação Digital, passando por resultados de exames, medicamentos dispensados e outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

O e-SUS Notifica é uma ferramenta online de registro de notificação de casos de síndrome gripal leve suspeitos e confirmados de covid-19.

Já o Sistema de Informações do PNI permite que gestores envolvidos no programa avaliem riscos relativos à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado. Possibilita também o controle do estoque de imunos necessários aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.