Home Destaques

Araraquara é punida por utilizar três jogadoras paraguaias no handebol em Rio Preto

Comissão Disciplinar de Justiça Desportiva dos Jogos Abertos detectou que Araraquara tinha excesso de jogadoras estrangeiras em quadra, contrariando as regras constituídas da modalidade.

12
Atuação do handebol feminino de Araraquara

Ainda não se sabe a tipologia do crime cometido pela Fundesport de Araraquara contra a Comissão Disciplinar Especial de Justiça Desportiva dos Jogos Abertos do Interior que estão sendo realizados em São José do Rio Preto. A competição se encerra neste final de semana e a modalidade causadora do vexame é o Handbool Feminino.

Imprudência, que seria, culpa por ação; negligência, uma culpa negativa pelo fato de estar se omitindo, ou imperícia, que é a falta de habilitação ou conhecimento sobre o cumprimento de fazer correto, se caracterizam no procedimento da equipe de Handbool, colocar três jogadoras estrangeiras em quadra, quando na verdade só poderiam manter duas.

O desconhecimento sobre o regulamento valeu ao município severa punição: “Foi considerado culpado, por unanimidade, o município de Araraquara na modalidade de handebol feminino até 21 anos, por infração ao artigo 51, incisos III, do Código de Justiça Desportiva, uma vez provada e confessada a autoria de inscrição irregular de atleta, ficando por isso, apenado, também por unamidade, à perda do número de pontos previstos no regulamento da competição”, de acordo com a sentença disciplinar.

Na verdade, as atletas Alejandra Anahi Velazques Ralon, Anayamile Oliveira Cabrera e Naomi Fiorela Auteri Ranoni, são paraguaias e foram contratadas para defender como profissionais da modalidade, pagas pela Fundesport, a Seleção de Araraquara e as três não poderiam estar em quadra como diz um dos comunicados da Comissão Disciplinar – por infração ao artigo 53, inciso IX (omitir qualquer irregularidade que o impeça de se inscrever ou de participar, ocasionando participação irregular).

A punição ao município causou desconforto e críticas à Fundesport por desconhecer as regras da competição e o governo municipal por ignorar a existência de atletas da cidade e aplicar recursos na contratação de profissionais, política que não condiz com o objetivo das escolinhas – formação e enriquecimento do trabalho de base, comentou um seguidor nas redes sociais.

Araraquara, de acordo com os boletins, jogou duas partidas apenas e venceu ambas: Araraquara 36 x Franca 07 e Araraquara 23 x Piracicaba 12. No entanto, os seis pontos conquistados acabaram zerados, por conta da punição. Assim, foi desclassificada.