Ainda não se sabe a tipologia do crime cometido pela Fundesport de Araraquara contra a Comissão Disciplinar Especial de Justiça Desportiva dos Jogos Abertos do Interior que estão sendo realizados em São José do Rio Preto. A competição se encerra neste final de semana e a modalidade causadora do vexame é o Handbool Feminino.
Imprudência, que seria, culpa por ação; negligência, uma culpa negativa pelo fato de estar se omitindo, ou imperícia, que é a falta de habilitação ou conhecimento sobre o cumprimento de fazer correto, se caracterizam no procedimento da equipe de Handbool, colocar três jogadoras estrangeiras em quadra, quando na verdade só poderiam manter duas.
O desconhecimento sobre o regulamento valeu ao município severa punição: “Foi considerado culpado, por unanimidade, o município de Araraquara na modalidade de handebol feminino até 21 anos, por infração ao artigo 51, incisos III, do Código de Justiça Desportiva, uma vez provada e confessada a autoria de inscrição irregular de atleta, ficando por isso, apenado, também por unamidade, à perda do número de pontos previstos no regulamento da competição”, de acordo com a sentença disciplinar.
Na verdade, as atletas Alejandra Anahi Velazques Ralon, Anayamile Oliveira Cabrera e Naomi Fiorela Auteri Ranoni, são paraguaias e foram contratadas para defender como profissionais da modalidade, pagas pela Fundesport, a Seleção de Araraquara e as três não poderiam estar em quadra como diz um dos comunicados da Comissão Disciplinar – por infração ao artigo 53, inciso IX (omitir qualquer irregularidade que o impeça de se inscrever ou de participar, ocasionando participação irregular).
A punição ao município causou desconforto e críticas à Fundesport por desconhecer as regras da competição e o governo municipal por ignorar a existência de atletas da cidade e aplicar recursos na contratação de profissionais, política que não condiz com o objetivo das escolinhas – formação e enriquecimento do trabalho de base, comentou um seguidor nas redes sociais.
Araraquara, de acordo com os boletins, jogou duas partidas apenas e venceu ambas: Araraquara 36 x Franca 07 e Araraquara 23 x Piracicaba 12. No entanto, os seis pontos conquistados acabaram zerados, por conta da punição. Assim, foi desclassificada.