Home Cultura e Lazer

3.500 pessoas desfilam no aniversário de Araraquara nesta segunda na Bento

Ao completar 205 anos de fundação Araraquara faz voltar seu tradicional desfile cívico de aniversário, agora de forma presencial, pós- pandemia.

183
Desfile de 2019, o último de forma presencial, depois entrou a pandemia

Duas representantes da Secretaria Municipal da Educação participaram nesta quarta-feira (17) do “Canal Direto com a Prefeitura” para falar dos preparativos para o Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de 205 anos de Araraquara, que será no feriado da próxima segunda-feira (22), às 8h.

Estiveram no programa, a coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa, e a gerente para as Ações de Proteção contra Doenças Endêmicas do Ambiente Escolar da Educação Infantil, Silvia Elaine Gonçalves Theodoro.

O Desfile Cívico abre a programação no dia do aniversário da cidade e tem o tema “22 de agosto comemora a Semana de 22: celebrando a vida com educação e cultura”. O trecho percorrido pelo desfile será entre a rotatória da antiga CTA (próximo à Praça do Daae) e a rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista (cruzamento com a Alameda Rogério Pinto Ferraz).

Serão cerca de 3.500 pessoas desfilando, entre alunos de escolas municipais e estaduais, programas municipais, entidades e instituições, bandas, grupos de escoteiros, polícias, grupos de carros antigos, entre outros.

Coordenadora Executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa

A volta do desfile presencial é muito aguardada pela população e pelas equipes da Educação e das escolas. “Todo mundo fica ansioso, porque é um evento de grande porte. No entanto, neste ano, a ansiedade é muito maior, por conta desses dois anos em que ficamos sem realizá-lo. Mas as escolas estão se dedicando muito, preparando uma festa merecida. Esse momento merece. Vai ter muita música, criatividade, uma manhã de diversão para a família de Araraquara. A gente conta com todo mundo ocupando novamente a Avenida Bento de Abreu no dia 22”, afirmou Márcia Costa.

A coordenadora ainda lembrou que a secretaria organizou um desfile virtual durante a pandemia, como forma de não deixar a data ‘passar em branco’. “Finalmente, após dois longos anos, a gente pode retornar com o desfile presencial, com todos os cuidados que a pandemia nos impõe. A pandemia trouxe uma infinidade de necessidades de adequações, e não foi diferente com o desfile. A Secretaria da Educação buscou manter a rotina, seu cronograma, seu calendário, manter as festividades, porque era algo que a gente precisava para sobreviver a aquele duro momento. Naquele momento, a gente realizou o desfile virtual, com as escolas produzindo audiovisuais que foram transmitidos pelos canais da Prefeitura no dia e horário do desfile. A gente conseguiu manter esse calendário comemorativo. Foi muito interessante, pois contou com o engajamento das equipes escolares, participação das famílias, mas a gente está mesmo é com saudade do desfile presencial”, confessou Márcia.

Elaine Gonçalves Theodoro, gerente para as Ações de Proteção contra Doenças Endêmicas do Ambiente Escolar da Educação Infantil

O Desfile Cívico irá abordar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O evento foi realizado entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, e é considerado um marco no Modernismo brasileiro, reunindo artistas de diversas áreas: pintura, escultura, arquitetura, música, dança e literatura.

“É um tema importante e relevante para a história, a cultura e as artes do Brasil que é a Semana de 1922. Um dos ícones dessa semana [Mário de Andrade] tem história sólida com a nossa cidade. E as escolas vão tratar disso. Todos os demais convidados também trarão abordagem sobre a temática”, disse Márcia Costa. Mário de Andrade estava em Araraquara, na Chácara Sapucaia, quando fez o manuscrito da obra “Macunaíma”, em 1926 – o romance modernista traz uma visão crítica da identidade do povo brasileiro.