Home Cidade

50 aves apreendidas na região são soltas na nascente da Anhumas em Araraquara

Soltura de aves marcou início da programação educativa do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado em 5 de junho e este ano o tema escolhido pela ONU é "Restauração de Ecossistemas"

115
Operação de soltura ocorreu nesta quarta-feira na Anhumas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Araraquara, realizou uma soltura simbólica de 50 aves apreendidas em ocorrências na manhã desta quarta-feira (2), na nascente Anhumas. A iniciativa integra a programação de ações educativas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5).

O gerente das Áreas de Proteção Ambiental, João Henrique Barbosa, ressalta que, infelizmente, a caça e o tráfico de animais silvestres é uma realidade em nosso município. “Araraquara está localizada em uma rota de traficantes de animais silvestres”. De acordo com ele, a Polícia Militar Ambiental de Araraquara tem trabalhado para coibir estas ações. “Eles realizam inúmeras operações visando a apreensão de aves e outros animais silvestres”.

Estiveram presentes o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, os coordenadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gelson Dantas e Luciana Fernandes, o gerente das Áreas de Proteção Ambiental, João Henrique Barbosa, o fiscal Ambiental, Rodrigo Batigalhia, a presidente do COMDEMA, Profª Dra. Ana Marcondelli, representando também o curso de Ciências Biológicas da UNIARA, representante do GOAMA (Grupo de Observadores das Aves do Município de Araraquara), Luis Bergamim e o Profº Dr. Adriano Mondini representando a UNESP.

PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no sábado, 5 de junho, o tema escolhido pela ONU este ano é “Restauração de Ecossistemas” e na urgência de todos fazerem as pazes com a natureza. A data também marca o lançamento formal da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade preparou uma programação especial com ações educativas para marcar a data. O secretário da Pasta, José Carlos Porsani, reforça que o trabalho da Secretaria é constante. “A nossa equipe trabalha todos os dias para a preservação e recuperação do meio ambiente e, nossa missão, é garantir um futuro sustentável aos nossos sucessores”.

No sábado (5), estreia o 5° capítulo da série sobre as águas do programa Inteiro Ambiente nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara (Facebook, Instagram e YouTube). O tema deste capítulo será – Eutrofização – Recuperação de Ecossistemas Aquáticos e ele conta com a participação do gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost e do gerente de Recursos Hídricos e Mananciais DAAE de Araraquara, Artur de Lima Osório. Além de explicar o tema, o capítulo aborda o trabalho de restauração ambiental realizado pelo Daae de Araraquara na represa de Captação de Água do Ribeirão do Anhumas e na Represa do Ribeirão do Lajeado.

Cabe lembrar que o programa “Inteiro Ambiente” é produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação e exibido desde 2017 pelas redes sociais da Prefeitura de Araraquara. O programa busca usar a comunicação como uma ferramenta de educação ambiental, sempre buscando sensibilizar a população para os paradigmas ambientais e apresentando possíveis soluções para a garantia da sustentabilidade na cidade.

Também no sábado (5), tem início o projeto “O rio começa aqui”, uma parceria com Daae de Araraquara com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e com o Instituto Paz e Bem. O projeto consiste em intervenções artísticas em bocas de lobo e palestras de educação ambiental que explicam o ciclo da água, bem como da importância sobre a drenagem urbana e o descarte correto do lixo para manutenção da qualidade dos recursos hídricos. A ação será desenvolvida pela manhã na região Norte da cidade.

A programação se encerra na segunda-feira (7) com a revitalização do canteiro central do Pq. Residencial das Hortências. A ação vai contar o plantio de 30 mudas de árvores, sendo 21 em área de mata, em um local que sofreu com problema de queimadas e, 9 no canteiro central, além da instalação de placa de orientação sobre as penalidades recebidas quando ocorrer a deposição irregular de resíduos.