Home Cidade

Covid: Força-tarefa aborda 283 pessoas no Terminal Rodoviário

Nesta última semana, principalmente ns sexta, sábado e domingo, as equipes priorizaram a fiscalização nas áreas de lazer e chácaras, coibindo aglomerações e festas clandestinas

29
Foram 3.619 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública está divulgando nesta segunda-feira (3), conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.

De 26 de abril a 2 de maio, foram contabilizados um total de 4.230 ações de fiscalização. Destas, foram 1.905 registradas durante o fim de semana, de 30 de abril a 2 de maio.

Dessas ações, de 26 de abril a 2 de maio, foram 3.619 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade, além de 283 pessoas abordadas no Terminal Rodoviário, conforme previsto em decreto municipal. Deste total de abordagens, foram aplicados 1.621 testes rápidos e 43 foram positivados. E 14 veículos que não justificaram a circulação na cidade retornaram a seus destinos de origem.

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 74

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 52

Academias/ condicionamento físico:4

Clubes/ salão de festas ou eventos: 1

Construção civil/ casa de material de construção:8

Escolas: 5

Outros estabelecimentos comerciais: 86

Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 63

Residências/condomínios/repúblicas: 13

Praças/ áreas públicas: 17

Igrejas: 3

Destas ações, foram adotados os seguintes procedimentos:

Averiguação/ orientação verbal: 4.119

Boletim de ocorrência: 3

Auto de infração (multas): 63

Auto de infração com fechamento do estabelecimento: 1

A força-tarefa continuará nas ruas atuando na fiscalização do cumprimento do decreto municipal no 12.566, de 30 de abril de 2021, que prorroga o pacto para a retomada segura e responsável das atividades econômicas e sociais do município e começou a vigorar nesta segunda-feira.

Nesta última semana, principalmente ns sexta, sábado e domingo, as equipes priorizaram a fiscalização nas áreas de lazer e chácaras, coibindo aglomerações e festas clandestinas.

A fiscalização do cumprimento das regras e normas sanitárias previstas no decreto municipal tem como principal objetivo seguir com a flexibilização sem riscos do município retroceder no enfrentamento da pandemia.

O decreto municipal nº 12.566, que está em vigor, pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura.