Início Destaques

Acidentes de trânsito com vítimas têm queda de 21% em maio

Balanço aponta 79 ocorrências com vítimas em maio deste ano contra 101 em 2019

10
Essa diminuição se deve às determinações de isolamento social e a consequente redução de veículos em circulação

Seguindo a tendência dos meses anteriores, maio registrou queda de 21% dos acidentes de trânsito com vítimas em Araraquara em relação ao ano de 2019. O levantamento foi feito pelo Programa Respeito à Vida, do governo do Estado de São Paulo.

De acordo com o relatório, elaborado com base nos dados do Sistema de Monitoramento Inteligente, foram contabilizados no município 79 acidentes com vítimas entre 1º e 31 de maio deste ano, contra 101 ocorrências no mesmo período em 2019.

O coordenador de Mobilidade Urbana de Araraquara, Nilson Carneiro, ressalta que os meses de março e abril deste ano já haviam registrado uma redução de 35% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo ele, a tendência de queda reforça a relação direta entre os índices de isolamento social e o número de acidentes de trânsito.

“Essa diminuição se deve às determinações de isolamento social e a consequente redução de veículos em circulação. Além de salvar vidas diretamente, a redução dos acidentes também traz outro ponto positivo, pois melhora a capacidade de atendimento da rede saúde, que tem sido bastante demandada em meio à pandemia do coronavírus”, ressalta Carneiro.

Vale destacar que mesmo no período de pandemia, ações de fiscalização – que ganharam reforço com a contratação de 13 novos agentes – e melhorias de sinalização nas ruas continuam sendo realizadas normalmente. Paralelamente, a Prefeitura também investe em campanhas educativas e no recapeamento das principais vias da cidade.