Home Destaques

Acordo prevê a eleição de Paulo Landim como novo presidente da Câmara em 2023

Segundo consta o vereador Lucas Grecco desistiu de lançar seu nome como candidato à presidência. Oposição estaria assim apoiando o nome de Rafael de Angeli, que garantiu disputar a presidência com Landim. Os vereadores se mobilizaram nesta semana em busca de votos.

144
Paulo Landim e Rafael de Angeli disputam a presidência da Câmara nesta tarde de quinta-feira

Paulo Landim (PT), o presidente; Aluísio Boi (MDB), o vice-presidente; Pastor Hugo (Republicanos), 1° Secretário e Marchese da Rádio (Patriota), 2° Secretário, talvez seja esta a composição da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, para o biênio 23/24, de acordo com o que apurou o RCIA, após negociações entre partidos e vereadores.

A eleição da nova mesa vem sendo negociada nas últimas semanas quando dois nomes foram aventados para a presidência, além de Paulo Landim: seriam Edson Hel (Cidadania) e Lucas Grecco (União Brasil). Contudo, ambos teriam desistido daí o lançamento de Rafael de Angeli que chamaria Lucas Grecco para uma composição. Rafael de Angeli que tem sido bastante crítico contra a administração municipal, confirmou ao RCIA que vai lançar seu nome e entrar na disputa.

Landim é atualmente o líder do prefeito Edinho Silva na Câmara Municipal e tem a maioria dos vereadores e os partidos para apoiá-lo nas eleições que serão realizadas a partir das 15h desta quinta-feira (01) com transmissão do Portal RCIA.

COMO SERÁ

O protocolo para a eleição dos membros da Mesa Diretora prevê eleições distintas para cada uma das posições. Começa com os candidatos à presidência da Casa. Na sequência, tem a eleição da vice-presidência, de 1º secretário e, finalmente, de 2º secretário.

O mandato passa a ser exercido a partir do dia 1º de janeiro de 2023, até o dia 31 de dezembro de 2024.

Esta sessão foi antecipada do próximo dia 6, quando ocorreria a última sessão ordinária do ano, buscando evitar possíveis conflitos com jogos ligados ao Brasil na Copa.

Ainda assim, havendo projetos de interesse e necessidade da administração municipal, podem ser agendadas sessões extraordinárias a qualquer momento.

A primeira sessão do próximo ano ocorre em 17 de janeiro, já sob a condução do novo presidente.