Home Destaques

Ferroviária acerta a venda das ações da SAF para novo investidor

Empresa ligada ao empresário Giuliano Bertolucci adquiriu os 92% das ações que pertenciam a MS Sports

1086
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

A Ferroviária SAF terá um novo investidor. Após meses de espera, a MS Sports acertou a venda de 92% das ações que detinha sobre a SAF. Porém, o nome da nova empresa ainda está indefinido, mas tem ligação com o empresário de futebol, Giuliano Bertolucci. A assinatura da venda das ações foi feita no início da tarde desta quinta-feira (1), em São Paulo, segundo apuração feita pelo Portal RCIA Araraquara.

Cotada para assumir a gestão do clube, a holding espanhola Elite Administracion y Gestion, acabou desistindo do negócio. A desistência retardou todo o processo interno dentro da Locomotiva.  Pelo que apurou a reportagem, o fato aconteceu ainda no início do mês de agosto, frustrando os planos da diretoria.

Por isso, uma nova prospecção foi feita para que as ações da MS Sports pudessem ter novos interessados em adquirir a SAF, até chegar a Giuliano Bertolucci, que tem a Bertolucci Sports como principal agência de jogadores de futebol, tendo como braço direito, o também empresário de atletas, Júlio Taran.

Considerado o maior empresário dentro do cenário futebolístico brasileiro, Bertolucci possui parcerias com grandes jogadores, como David Luiz, Marquinhos, Thiago Mendes, Oscar, Willian, Paulinho, entre outros.

De acordo com o jornalista Jorge Nicola, Bertolucci arrecadou mais de 100 milhões de euros (algo em torno de R$ 630 milhões) intermediando negociações durante a janela de transferências do início desta temporada.

Empresário de jogadores, Giuliano Bertolucci – Crédito: Arquivo/topsoccerblog.com

PRIORIDADE PODE SER AS CATEGORIAS DE BASE

Recentemente, a Bertolucci Sports esteve envolvida com o projeto das categorias de base da Ferroviária na temporada passada, na qual o clube colheu frutos e conquistas. Na oportunidade, o elenco Sub-15 chegou na grande final do Campeonato Paulista e contou jogadores promissores e que agora figuram em outras equipes.

Os casos mais recentes são do meia Jhonatan Bernardo (Sub-17 do Palmeiras) e o atacante Ricardo Mathias (Sub-17 do Internacional e convocado para a Seleção Brasileira). Os dois passaram pela categoria Sub-15 da Ferrinha, quando participaram do vice-campeonato Paulista em 2021, perdendo a final para o Palmeiras.

Além deles, outros atletas figuraram no elenco, como os zagueiros Benedetti (Palmeiras) e os irmãos Ricardo Bordon (Cruzeiro) e Filipe Bordon (Athletico Paranaense).

Por isso, o principal investimento da ‘Era Bertolucci’ poderá ser na formação de novos talentos, como estava fazendo antes de encerrar a parceria com a MS Sports no início deste ano.

MS SPORTS

A empresa, encabeçada por Saul Klein, conviveu com a justiça nos últimos anos, quando denúncias foram feitas contra o herdeiro das Casas Bahia, sendo acusado de estupro, envolvendo até menores de idade.

Ele chegou a ser indiciado pela Polícia Civil, mas teve a prisão preventiva negada. Isso o afastou da gestão do clube e, consequentemente, fez com que o investimento no futebol diminuísse, afetando até mesmo a chegada de novos patrocinadores.

Dentro de campo, ficou a frustração por não ter conseguido o acesso para a Série C do Brasileirão, mas ajudou a levar a equipe mais uma vez em uma quartas de final de Paulistão, em 2021.

Isso gerou um futuro negócio com o Santos envolvendo o meio-campista Vinícius Zanocelo, que foi negociado recentemente, de forma definitiva, com o valor estipulado em mais de R$ 10 milhões, maior transação feita na história do clube.

Além disso, a Ferroviária se tornou a primeira SAF no estado de São Paulo, levando o clube a um novo patamar em termos de modernidade empresarial.