Home Agronegócio

AgroShopping Show tem início nesta quarta-feira (26) em Araraquara

Com cinco dias de atividades, evento tem a expectativa de receber mil convidados por dia no Shopping Jaraguá

123
Uma das atrações do evento a palestra a ser dada por Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Federal, no dia 28

Terá início nesta sexta-feira (26) a feira AgroShopping Show, que vai até domingo (30) no estacionamento do Shopping Jaraguá Araraquara, com entrada gratuita para o público. Em homenagem ao Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho, essa será a primeira feira de agronegócio realizada em shopping center no interior do estado de São Paulo. O evento é realizado pelo Grupo Gens, especializado em arquitetura comercial e promocional, e tem o apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, valorizou a realização do evento na cidade. “A AgroShopping Show beneficiará tanto os produtores quanto os consumidores. Essa iniciativa vem para promover a integração entre o campo e a cidade, além de incentivar o consumo de alimentos locais e saudáveis, divulgar o agronegócio regional e proporcionar um ambiente educativo para a comunidade. É uma oportunidade imperdível de valorizar e apoiar o setor agropecuário local, impulsionando o desenvolvimento sustentável da região”, comentou.

Simone Soriano, diretora de marketing do Grupo Gens, destacou a importância do evento. “Plantamos a semente de um projeto inovador, itinerante e que busca levar a área rural para o espaço urbano, com o objetivo de divulgar o agronegócio local e regional, além de fomentar negócios. Na semana do Dia do Agricultor, vamos juntos semear e cultivar boas parcerias e colher ótimas experiências, com conteúdo e oportunidades de negócios”, assegurou.

Daniel Eckert, coordenador de marketing do Shopping Jaraguá, vê no evento uma oportunidade ímpar para que o Shopping Jaraguá entre para a história do setor sendo o primeiro shopping center a sediar um evento do setor nesse formato. “O agronegócio movimenta o país, representa uma fatia enorme do PIB nacional, e sermos palco de oportunidades no setor é muito interessante para o shopping, já que estamos em uma região importante no segmento”, destacou.

A PROGRAMAÇÃO

Fachada da feira sobre o negócio agro em Araraquara

A programação terá alguns eventos simultâneos tradicionais de grandes parceiros da feira. Nesta quarta, das 9h às 12h, a sala 1 do Moviecom do Shopping Jaraguá Araraquara receberá palestras sobre os temas “O agronegócio também é delas! Empreendedorismo e liderança”, com Anna Paula Nunes, produtora rural e fundadora do grupo Mulheres do Agro Araraquara; “Proteção patrimonial: Holding e planejamento previdenciário no agronegócio”, com Elisabete Santos, sócia da Descom Contábil, e Fabiano Souza, gestor de departamento pessoal; e “Direito previdenciário”, com Mireia Ramos Gandolfi, especialista em direito previdenciário. Para essas atividades, o evento conta com a parceria de Mulheres do Agro Araraquara, Sindicato Rural de Araraquara, Descom Contábil e CMEC Araraquara. As vagas serão limitadas, as inscrições serão online e a entrada será um quilo de alimento não perecível para doação. Mais informações pelo WhatsApp (16) 99612-6623. As inscrições para esse dia podem ser feitas pelo link https://capiie.com/u/zLm01MJA.

No dia 27, será realizado o Encontro Técnico e Científico de Citros (Encitros), que apresenta temas essênciais para quem lida com essa cultura. As palestras que integram essa agenda são: “A indústria do campo – oportunidades e desafios da cultura de citros”, com Tony Anderson Florian dos Santos (Florian Agro Consult); “Industrialização dos citros – valorização dos produtos e sustentabilidade”, com Daniela Kharfan (gerente de P&D – JBT FoodTech); “Laranja: o mercado mundial do suco e seus ingredientes”, com Mere Gomes (gerente comercial da Agroterenas); e “Técnicas instrumentais para a avaliação da qualidade dos produtos da indústria cítrica”, com Isabel Coutinho Duarte (diretora da NatCrom). Para esse dia, a inscrição pode ser feita pelo link https://capiie.com/u/PJqyt6ia.

Já o dia 28 terá uma programação especial para comemorar o Dia do Agricultor. A sala 1 do Moviecom Jaraguá receberá a programação que terá início às 8h com a missa com o Padre Luiz Antenor. Às 9h, haverá uma palestra com o economista Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. Os interessados devem confirmar presença junto ao Sindicato Rural de Araraquara pelo telefone (16) 3336-7547.

Nos dias 29 e 30, a programação terá sequência com a feira, que contará ainda com Espaço Fuxico Gourmet para alimentação.

O objetivo do Grupo Gens, empresa responsável pela feira, é realizar quatro edições por ano, em cidades e estados diferentes, sempre em shopping center. E na sua primeira edição, em Araraquara, a AgroShopping Show chega para se tornar um dos eventos mais importantes da economia do agronegócio na região, que conta com mais de 1 milhão de habitantes. Durante os cinco dias do evento, além do público do shopping diário, a expectativa é receber cerca de mil convidados por dia. Pelo menos 20 marcas e entidades já garantiram seu espaço no evento.

Mais informações sobre o projeto, a execução, a organização e a comercialização podem ser obtidas pelo e-mail simone.soriano@grupogens.com.br.

ARENA DE NEGÓCIOS E EXPERIÊNCIAS AGRO DO SEBRAE

O evento também contará com a Arena de Negócios e Experiências Agro, promovida pelo Sebrae. No dia 26 serão ministradas as palestras “Fabricação de produtos de origem animal – conquistas e metas ao Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo”, às 14h, com Jader Rogério Cappi Moraes (Defesa Agropecuária); “Desbravando mercados globais: Desafios e passos iniciais para a exportação”, às 15h, com Fábio Messi (técnico extensionista do projeto PEIEX-APEX); e “A pequena história da agricultura no mundo”, às 16h, com Edgar Santa Rosa Esteves (proprietário da Agrometa Comércio de Insumos Agrícolas).

No dia 27, será realizado o Encontro de Negócios às 14 e às 16h será realizado o painel “Análise de necessidades da agricultura regional”, com José Maria Gusman Ferraz (professor do curso de mestrado e doutorado da Uniara), Afonso Peche Filho (Instituto Agrônomo de Campinas – IAC-SP), com mediação de Beatriz de Deus Grotto (analista de negócios do Sebrae).

No dia 28, às 14h, será realizado o Programa ALI Rural, com Marília de Castro Oliveira (consultora do Sebrae) e Diego Estevão Rocha (agente local de inovação). às 16h será realizada a Rodada de Crédito com Larissa Carraro Raphael Zambelli (Santander), Ronaldo José da Silva Filho (Caixa Econômica Federal), Antonio Augusto Travensolo (Banco do Brasil) e Thais Helena Gaban (Sicoob).

No dia 29, as palestras que integram a agenda são “Tecnologia de segurança da aplicação de defensivos”, às 14h, com Hamilton Ramos (diretor do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agrônomo); “Desmistificando o uso de drones”, às 15h, com Bruno Tomaz dos Santos (instrutor de formação profissional do Senai); e “Inovação e tecnologia para o agro em Araraquara”, às 16h, com Larissa Camerlengo Dias Gomes (gerente da Incubadora de Empresas de Araraquara) e CEOs das startups.

No dia 30, às 14h, o Programa ALI Rural contará com a participação de Luciane Girasolo (analista de negócios do Sebrae) e Joviro Adalberto Júnior (agente local de inovação). Às 16h será realizada a roda de conversa “Tecendo conexões: Empreendedorismo sustentável entre mulheres do agro e da cidade”, com  o grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA) e Mulheres do Agro Araraquara.