Home Cidade

Além do culto, grupo de estudos musicais encontra forma prática para ficar mais perto de Deus

Jovens e experientes músicos se únem em Araraquara, através da doutrina praticada pela Congregação Cristã no Brasil fundamentando seus conhecimentos nas apresentações em cultos bem como nas casas dos próprios irmãos, termo usado para identificação do cristianismo. Eles são integrantes do GEM, um grupo de estudos musicais.

2
Parte do Grupo de estudos musicais da Congregação Cristã no Brasil durante ensaios mensais

Quem diria que, através da música, existem formas de uma proximidade ainda mais forte com Deus. A definição não é tão simples e nem seria com exatidão o têrmo mais coerente para expressar o grau de relevância dessa interação entre os sons de violinos, flautas, violoncelos e outros instrumentos, tidos como uma ferramenta eficaz para a adoração congregacional.

É assim que o “Irmão” Paulo Queiroz Pinto se expressou nesta semana ao receber em sua residência no Jardim Morumbi, em Araraquara, alguns integrantes do GEM (Grupo de Estudos Musicais) que se reúnem para estudar e aperfeiçoar os conhecimentos musicais gratuitamente.

Ao RCIA, o evangélico explicou que “em cada igreja da Congregação Cristã do Brasil existe um GEM para o ensinamento e o aprendizado da música, estudada assim, graciosamente. “Alguns, por opção se aperfeiçoam em conservatórios e outros em escolas particulares, mas a grande maioria aprende a música nos GEMs, e quem ensinam são os instrutores, músicos oficializados e preparados para ensinar voluntariamente sem nenhum ganho financeiro por isso”.

Paulo Queiróz Pinto recebendo alguns dos integrantes do GEM em sua casa

Na verdade, disse ele “o objetivo final é criar um ambiente propício para a comunhão com Deus e o fortalecimento da fé dos irmãos. A propósito, no meio evangélico os seus participantes estão habituados se chamarem uns aos outros de irmão, forma respeitosa de haver o entendimento cristão. Em Araraquara, a exemplo do que ocorre no mundo todo, a Congregação Cristã, é uma comunidade religiosa inteiramente fundamentada na doutrina e Fé apostólicas contidas no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Não existe um líder, cada igreja possui um encarregado de orquestra local, como se fosse um maestro, responsável pelos músicos daquele templo; também tem os encarregados de orquestras regionais, que são responsáveis pela parte musical de algumas igrejas ou regiões e nas grandes cidades.

Para ele, o único objetivo da orquestra da Congregação Cristã no Brasil e das igrejas que professam a mesma fé e doutrina em outros países é auxiliar a irmandade no cantar dos hinos, de louvores e súplicas a Deus, ou seja, não faz apresentações, shows ou exibições de talentos.

Muitas vezes, pequenos grupos se reúnem para tocar na casa de irmãos com o intuito de louvar a Deus e levar alegria com seus instrumentos aquele lugar, mas jamais para exibições, shows ou apresentações.

Atualmente, a orquestra da Congregação Cristã no Brasil, é a maior do mundo, possuindo aproximadamente 600 mil músicos.

A Central da Congregacao Cristã no Brasil em Araraquara está localizada na Vila Xavier, em Araraquara, fundada há 54 anos, em 19/05/1970.