Home Destaques

Alesp abre os olhos para a situação do Cresep

Situação crítica do hospital oftalmológico de Araraquara foi detalhada por deputado durante sessão

185
Coronel Telhada utilizou todo seu espaço no Pequeno Expediente da Alesp para pedir apoio para evitar que o Cresep feche as portas

Único centro de referência em oftalmologia de média e alta complexidade do Estado de São Paulo, o Cresep teve sua situação financeira apresentada na sessão desta quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O deputado estadual Coronel Telhada (PL) utilizou todo tempo de seu pequeno expediente para falar da possibilidade de fechamento do Hospital de Olhos, cujo serviço atende pacientes de 24 cidades da região pelo SUS.

Telhada passou detalhes sobre o funcionamento do Cresep – que atende mais de 1.800 pacientes todo mês e mais 20 mil por ano, com mais de 120 mil atendimentos desde sua criação em 2016 – e explicou que a dívida, de aproximadamente R$ 7 milhões, foi contraída em parte devido à falta do repasse acordado com a Secretaria de Estado da Saúde.

Após a apresentação de Telhada sobre a situação do Cresep, que poderá encerrar suas atividades, a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) também se prontificou a ajudar o hospital a seguir com os atendimentos.

CARDILLO

Na terça-feira, o médico José Augusto Cardillo foi à Câmara Municipal de Araraquara para explicar a real situação da Hospital de Olhos e sensibilizar o poder público para que ajude o Cresep a continuar atendendo a população.

“São mais de 2.000 consultas mês, fora as especialidades. Precisamos aumentar o teto de recebimento para a ampliação dos serviços, uma vez que estamos recendo somente metade do valor combinado e necessário”, concluiu Cardillo.