Segundo apurado, um homem de 24 anos, conhecido como Nacional, teria sido o autor da facada que atingiu Gabriel Fernando, de 25 anos. O Samu foi acionado e encontrou a vítima sentada no corredor da casa sangrando muito e com um corte profundo no tórax. Com o estado de saúde de Gabriel era grave, ele foi estabilizado antes de ser levado para a Santa Casa.
O autor chegou a sair de moto, afastando-se da cena do crime, mas acabou voltando e se apresentando aos policiais. Em seu depoimento, disse que a vítima estava possuída pelas drogas e com um pedaço de pau quebrou os vidros de seu carro que estava na rua. Ele contou ainda que acordou com o barulho e tentou impedir o rapaz de destruir seu carro, jogando contra ele gás de pimenta.
Houve uma troca de socos e chutes e a vítima, armada com uma faca, teria tentado contra a vida do autor, que correu para dentro de sua casa e também pegou uma faca. Ao voltar para a rua, a vítima havia fugido para casa. Revoltado, foi até lá e invadiu o local, jogando mais gás de pimenta em Gabriel, que ao sair de sua casa foi golpeado no lado esquerdo do tórax.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio na delegacia e o autor foi preso em flagrante e encaminhado para a cadeia de Santa Ernestina.