Home Destaques

Alunos do Objetivo Júnior elegem João Pedro Marcomini para prefeito da Juniorlândia

Ele foi eleito com 63 votos; Maria Alice Lunardi Molers foi eleita vice e Amanda Durante Moreira ficou com o cargo de vereadora

57
A vice-prefeita Maria Alice, o prefeito João Pedro e a vereadora Amanda

João Pedro Paixão Marcomini foi eleito prefeito da Juniorlândia, a minicidade localizada nas dependências do Colégio Objetivo Júnior. Ele obteve 63 votos, contra 47 do segundo colocado. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (20). Maria Alice Lunardi Molers, com 78 votos, ficou com o cargo de vice-prefeita e Amanda Durante Moreira, com 72 votos, foi a mais votada para vereadora.

Além de cartazes espalhados pela escola, os candidatos utilizaram posts nas redes sociais, além do diálogo com os eleitores, para divulgação de suas propostas de campanha. A Juniorlândia é um espaço utilizado pela escola para a promoção da cidadania dos alunos do infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Por meio de voto eletrônico, a escolha dos representantes do executivo e do legislativo da minicidade é feita a cada dois anos, quando também ocorrem as eleições municipais e presidenciais no país.

Segundo a diretora pedagógica Cibele Azzem Goes, os estudantes são estimulados a se preocuparem com os acontecimentos do país e a participarem da vida política. “O projeto visa conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da democracia e da participação popular nas eleições”, enfatiza.

Os novos governantes mirins tomam posso em cerimônia com a presença dos pais e autoridades políticas, momento simbólico em que ocorre a entrega das faixas aos alunos eleitos e da chave da minicidade ao prefeito de Araraquara.

O PROJETO

Diferentemente de uma área de lazer, a minicidade, cujo nome é alusivo à sua população constituída exclusivamente pelos alunos do Colégio Objetivo Júnior de Araraquara foi fundada em 29 de agosto de 1996 para a aprendizagem e troca de experiências em espaços como a prefeitura, a casa, bar e mercearia, a farmácia, o correio, o banco e o coreto “Praça do Sol”.

Além de trazer leis próprias que prezam pelo amor, pela paz, o respeito aos colegas, a natureza e a valorização da criança como ser humano atuante, o Hino e Bandeira também integram o patrimônio da primeira minicidade dentro do município de Araraquara.