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Araraquara: Dia das Mães terá presentes mais baratos e uso de meios digitais

Mudança no comportamento do consumidor é impulsionada pela pandemia, aponta análise do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara

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Dia das Mães é uma das datas mais importantes e significativas para o comércio em Araraquara

O Dia das Mães é a data mais importante para o comércio no primeiro semestre do ano. Apenas o Natal supera o volume de vendas da ocasião, que movimenta praticamente todos os segmentos do varejo. Com forte apelo emocional, uma ampla variedade de bens e serviços são disponibilizados pelos comerciantes e procurados por consumidores como forma de reconhecer e homenagear suas mães. Diante disso, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara analisou não só a intenção de consumo para a data, mas também o perfil dos consumidores.

A pesquisa foi realizada por meio de questionário online, abrangendo o período de 20 de abril a 04 de maio de 2021, com participação de residentes da área urbana de Araraquara, com faixa etária de 16 a 70 anos. Homens entre 25 e 29 anos foram maioria no estudo (18%), enquanto para as mulheres, a maioria têm entre 30 e 39 anos (17%). Do total de entrevistados, 89,8% pretendem presentear as mães este ano e outros 10,2% optaram por não presentear, sendo os motivos mais abordados: economizar (5%), falecimento (3%), situação de inadimplência (2%) e outras razões (1%).

O valor médio dos presentes indicado pelos participantes ficou em R$ 152,68. Os homens devem desembolsar pouco mais que a média em presentes, R$ 156,10, enquanto as mulheres vão gastar, aproximadamente, R$ 148,52. Destaca-se que 70% dos entrevistados pretendem gastar menos que o ano passado e apenas 19% planejam investir um valor superior este ano.

Sobre a aquisição de produtos, descontos e promoções são os principais pontos indicados pelos consumidores como fundamentais para uma boa experiência de compra (32,4%), seguidos pela qualidade do atendimento (27,6%) e a adequação dos estabelecimentos às medidas de combate ao coronavírus (18,7%), que foram declaradas como imprescindíveis. Roupas ainda são os presentes mais requisitados (22,6%). Em seguida, estão perfumes e cosméticos (19,76%) e bolsas e acessórios (14,52%).

COMPRAS ONLINE

Outra tendência nas compras de Dia das Mães deste ano são os meios digitais. É esperado que 51,2% recorram ao e-commerce e 20,6% utilizem as novas modalidades de deliverydrive-thru e take-away. Outros 25,4% devem fazer suas compras de forma presencial. “Observa-se, com esse resultado, a importância da inclusão digital por parte do tradicional comércio de rua, uma vez que a tendência crescente de digitalização dessa modalidade já existia e foi acelerada com a crise decorrente da pandemia”, destaca João Delarissa, analista econômico do Sincomercio Araraquara.

Quanto aos meios de pagamentos mais utilizados, a pesquisa aponta: cartão de crédito à vista (39,1%), cartão de crédito a prazo (29,4%), cartão de débito (26,6%) e, por último, dinheiro (4,8%). “Novamente, observamos a já conhecida tendência crescente no uso de meio digitais para pagamentos, acelerada também pela pandemia. Com a maior utilização das plataformas online para as compras, é natural o aumento do uso de meios de pagamentos que não seja o papel moeda”, diz Delarissa.

No entanto, ainda segundo o economista, existem alguns obstáculos enfrentados pelos comerciantes para essa digitalização. “Mesmo diante da necessidade de adequação das vendas aos meios digitais, alguns comerciantes ainda enfrentam dificuldades nesse processo de transição. O aumento dos custos e a falta de know-how para lidarem com as tecnologias mais recentes são alguns dos problemas mais comuns.”

Outro fator a se considerar é a burocracia envolvida na logística. Segundo a FecomercioSP, numa operação de compra e venda podem ser impressos até 16 documentos fiscais. Desta maneira, a modernização do processo envolvido nessas transações, no sentido de torná-las digitais, diminuiria custos e tempo entre as partes e facilitaria o crescimento da modalidade de vendas online.

Ainda assim, muitos comerciantes seguem na reinvenção das formas de atendimento. Marcelo Cossalter, também pesquisador do Núcleo de Economia, sugere que “Para entrar no meio digital sem o investimento na criação das lojas virtuais e sua manutenção, vale destacar a facilidade de se utilizar as redes sociais mais tradicionais como plataforma de vendas, uma vez que são bem conhecidas pela maioria das pessoas. O impasse que pode ser inserir um canal digital de pagamento também pode ser superado com o PIX”, sugere Marcelo, referindo-se ao meio eletrônico para pagamentos à vista sem custos.

COMEMORAÇÕES ESPECIAIS

Quando perguntado se pretendem comemorar a data de forma presencial, 39,8% (70) responderam que sim, pois moram com a mãe; 28,4% (50) disseram que esperam visitar a mãe na data; e 28,4% (50) planejam celebrar o Dia das Mães a distância, utilizando recursos de videochamada e telefone, por causa da pandemia. Outros 3,41% (6) afirmaram que não vão comemorar a data por outros motivos.