Home Destaques

Araraquara estuda implantação do programa Adote uma Nascente

Iniciativa tem como objetivo incentivar a proteção das nascentes; vereadora Filipa Brunelli já protocolou indicação

261
Adoção de nascentes é uma forma de preservar a natureza

A vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou a Indicação nº 643/2022, sugerindo ao Executivo a implementação do Programa “Adote uma Nascente” em Araraquara.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a proteção de recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes, além da educação e conscientização ambiental, para que a sociedade civil contribua na definição de políticas públicas e na preservação dessas áreas.

De acordo com a parlamentar, preservar esses locais ajuda a garantir a qualidade e quantidade da água de rios, córregos e outros cursos d’água, em especial aqueles que contribuem para o abastecimento da cidade. “Aqueles que tiverem uma nascente em sua propriedade, mas não tiverem recursos para preservá-la, poderão oferecer a área para ser adotada por outra pessoa ou entidade. Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá adotar uma nascente e garantir sua proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno. Um agricultor familiar, um fazendeiro, um empresário, uma escola ou universidade, uma ONG ou a própria Prefeitura podem fazer a adoção”, reiterou.