Home Cidade

Araraquara: Isolamento social despenca de 54% para 45% em seis dias

Com o número de novos casos para Covid-19 aumentando, como também os óbitos, observa-se que de novembro até o final de fevereiro, os índices de isolamento social em Araraquara sofrem pouca variação, mesmo nos dias subsequentes ao vale e ao pagamento feitos aos trabalhadores. Nesta sexta apenas 45% das pessoas estavam em casa. Nas ruas foram abordados 655 motoristas pela chamada Força Tarefa do município.

207
Índice de isolamento social foi publicado neste sábado pelo SIMI; dados são referentes ao dia 26 (sexta)

De domingo, quando ao meio-dia começou a valer o lockdown até esta sexta-feira (26), apenas na segunda e terça é que o isolamento social em Araraquara apresentou média semelhante: 49%; nos demais dias da semana houve uma variação, contudo nunca atingimos um índice satisfatório.

Os dados são apresentados pelo SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente, criado pelo Governo do Estado de São Paulo que através da movimentação dos aparelhos celulares consegue detectar a movimentação das pessoas. Para tanto, há uma parceria com as operadoras que prestam serviços de telefonia móvel.

Os índices mais recentes são desta sexta-feira (26); a tabela publicada mostra que apenas 45% das pessoas se encontravam em suas casas, uma taxa bem abaixo da que poderia ser ideal para conter a propagação do vírus, ou seja – uma variação de 60 a 70%. Essa teria sido juntamente com a lotação de leitos em enfermarias e UTIs, uma das razões para a adoção do lockdown, além naturalmente da permanência de Araraquara na Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Domingo (21), quando se instalou oficial a medida com novo decreto, o isolamento bateu em 51%, de acordo com o SIMI; nos dois dias seguidos, segunda e terça, a média foi de 49%. Dentro da semana o maior índice registrado foi de 54% e a partir da pressão da sociedade pela retomada da economia, outra vez os percentuais despencaram para 46% e nesta sexta-feira a ansiedade pela reabertura de supermercados originou o índice mais baixo dos seis dias, 45%. O resultado do isolamento social deste sábado será divulgado nas próximas horas pelo Governo do Estado.

Mesmo em pleno decreto movimentação de motoristas e veículos na cidade foi intensa

POUCA VARIAÇÃO

Pouca ou quase nenhuma influência tem as medidas mais severas ou restritivas na vida do araraquarense, se os índices de isolamento social forem analisados de uma forma mais técnica. Assim, tendo-se por base os dias do mês que podem gerar por conta da economia, aglomerações em bancos, lotéricas e supermercados, chega-se a conclusão que as taxas de isolamento social um dia após o pagamento dos trabalhadores (06 ou 07) e do vale (21) são praticamente as mesmas que no meio (15) e final do mês (30), a partir de novembro quando a pandemia teve um período mais crítico.

Vejamos:

Novembro – 06 (39%) e 21 (42%); 15 (40%) e 30 (40%)

Dezembro – 07 (40%) e 21 (40%); 15 (40%) e 30 (42%)

Janeiro – 06 (42%) e 21 (41%); 15 (40%) e 30 (43%)

Fevereiro – 06 (42%) e 20 (42%); 15 (41%) e 27 (ainda sem divulgação)

Os dados são referentes apenas aos dias úteis com a movimentação das pessoas no cumprimento de alguma atividade econômica.

Isso vale dizer que – com ou sem medidas restritivas severas – os percentuais do isolamento social de novembro até o final de fevereiro pouco se alteram nos dois últimos meses de 2020 e nos dois primeiros meses de 2021, períodos distintos da pandemia.

Numa análise superficial e sem fundamentação técnico-científica observa-se que o isolamento teve índices ainda mais inferiores em alguns meses – desde que começou a pandemia (março do ano passado) – sem, contudo, apresentar tanta rapidez no crescimento do número de casos e pessoas infectadas.

MOVIMENTAÇÃO PELA CIDADE

Mais 655 motoristas foram abordados circulando pelas ruas da cidade pelas equipes da força-tarefa da Prefeitura Municipal que realizaram bloqueios nesta sexta-feira (26). Estas abordagens, realizadas nos períodos da manhã e da tarde, resultaram em 9 notificações.

Os bloqueios vêm sendo realizados em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de fiscalizar e cobrar o cumprimento do decreto municipal que impôs medidas mais restritivas à quarentena em Araraquara.

Os fiscais da força-tarefa estão abordando os motoristas e solicitando a apresentação de justificativa do destino. Os que não apresentam estão sendo notificados e têm até 10 dias para apresentarem o documento na sede da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Todas as orientações necessárias são dadas no momento da notificação. No caso de circulação de pessoa física fora das regras do decreto e sem justificativa, o valor da multa é 2 Unidades Fiscais do Município (UFM), ou R$ 120,58. Os bloqueios continuarão no decorrer da semana.