Home Cidade

Araraquara tem 22.116 casos confirmados de dengue em 2019

Vigilância inicia última ADL do ano; equipes contra dengue estão no Selmi Dei, Roxo e Imperador

257

A Vigilância Epidemiológica segue com as ações de combate a dengue em vários bairros da cidade. Nesta terça-feira (1), os agentes de vetores iniciam a última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2019, que será realizada durante todo o mês de outubro.

A ADL aponta os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti, ou seja, o índice corresponde ao número de recipientes com larvas do mosquito encontrados nos imóveis durante o levantamento, que é a cada 3 meses.

A cidade é dividida em cinco grandes regiões e é vistoriado um número determinado de imóveis em cada uma delas. A ADL de julho apontou que, das cinco áreas avaliadas, quatro tiveram índice igual a zero. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o resultado da ADL menor que 1,0 é tolerável, de 1 a 3,9 coloca o município em situação de alerta e superior a 4,0 em risco de epidemia.

Enquanto isso, os agentes continuam se dedicando ao trabalho de atualização de fichas que ainda aguardam registro no sistema. De acordo com balanço da Vigilância, Araraquara tem 22.116 casos confirmados de dengue em 2019, sendo que 2.173 foram descartados e 389, inconclusivos.

Nesta terça, os agentes realizam atividades casa a casa nos bairros Jardim Adalberto Roxo, Selmi Dei e Jardim Imperador. Também são feitas ações de bloqueio, para aplicação de larvicida, no Condomínio Altos do Jaraguá e São Rafael, além de nebulização no Jardim das Estações.

A colaboração da população é fundamental. As equipes de agentes de endemias estão devidamente uniformizadas com crachá de identificação.

Denúncias de imóveis abandonados também podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-774-0440 ou através do Whatsapp da Prefeitura – (16) 99760-1190. Moradores que não permanecem em casa para receber as equipes podem agendar uma visita pelo telefone da ouvidoria.