Home Cidade

Araraquara vive novamente o drama de chuvas violentas, agora com granizo

Por pouco mais de uma hora a cidade foi castigada por fortes chuvas, desta feita em algumas regiões, acompanhadas pelo granizo. Além de um pedaço do muro do Cemitério São Bento que desmoronou, casas sofreram danos, como portas de vidro estilhaçadas pelo impacto da chuva de pedras.

220
Parte do muro do Cemitério São Bento veio ao chão (Foto: Defesa Civil)

As fortes chuvas que caíram sobre a nossa cidade no final da tarde deste domingo (19) serviram para causar alguns estragos, além de alagamentos em alguns pontos considerados costumeiros. A Defesa Civil de Araraquara na quinta-feira (16) já havia publicado um comunicado, informando sobre as condições climáticas de Araraquara no fim de semana.

“A @defesacivilararaquara alerta que, entre esta sexta-feira (17) e domingo (19), há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em algumas regiões do Estado de São Paulo, incluindo a de Araraquara”, dizia a nota emitida pelo órgão.

E seguia informando: “Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco para desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.”

Estragos em moradia no Jardim Morumbi – granizo arrebentou porta de vidro Blindex (Foto: Colaborador)

E não foi diferente o que aconteceu na cidade: uma parte do muro do Cemitério São Bento, na Rua Imaculada Conceição veio ao chão. Segundo a Defesa Civil o desmoronamento do muro ocorreu por cerca de 40 metros, não havendo vítimas. Os estragos aconteceram a partir da sapata que é a parte mais larga e inferior de um alicerce. O muro do cemitério tem cerca de 2, 5 metros de altura.

A chuva em algumas regiões da cidade veio acompanhada de granizo, também conhecido por “saraivada” ou chuva de pedra, que é a precipitação de pedras de gelo, normalmente de forma esferóide, com diâmetro igual ou superior a 5mm, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens.

As pedras vieram com tanta força que estilhaçaram a porta de vidro Blindex em uma residência no Jardim Morumbi, uma das regiões mais impactadas pelo granizo. Houve ainda, casos de árvores que vieram ao chão em alguns pontos da cidade e que devem ser apresentadas em relatório pela Defesa Civil e Meio Ambiente, nesta segunda-feira (20).