Home Agronegócio

Araraquarense assume assessoria técnica na Secretaria de Agricultura no Estado

Chegada do engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas à secretaria demonstra o reconhecimento ao trabalho que tem realizado na coordenadoria regional do Senar-SP, convivendo com o desenvolvimento da agricultura e pecuária no Estado.

1654
João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do SENAR-SP e vice-presidente do Sindicato Rural de Araraquara, agora também na Secretaria de Agricultura

O engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas que exerce a função de vice-presidente do Sindicato Rural de Araraquara e também responde pela coordenadoria regional do Senar-SP acaba de ser nomeado assessor técnico da Secretaria de Agricultura e de Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão público da administração direta do Governo do Estado de São Paulo.

Publicação feita no Diário Oficial na semana passada anuncia a chegada do araraquarense à assessoria técnica da secretaria, cuja missão, disse ele, é de promover a oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, fibras e bioenergia, por meio da pesquisa, inovação, empreendedorismo e gestão de risco, modernizando a infraestrutura do campo, o uso da terra e dos recursos naturais, agregando valor e competitividade aos produtos para a melhor qualidade de vida da população.

O engenheiro agrônomo que também é produtor rural na região de Araraquara tem assim reconhecido seu trabalho como coordenador regional do Senar-SP ao longo dos últimos quatro anos, missão que desempenhou com extrema capacidade e precisão: “Estou muito feliz e orgulhoso na ocupação deste cargo, pois se trata de uma nova experiência e uma interação mais ampla com os produtores e trabalhadores rurais, agora dentro de Estado”, diz ele.

Filho do presidente Nicolau de Souza Freitas, João Henrique tem contribuído com seus conhecimentos e experiência no campo, no fortalecimento do sindicato enquanto entidade patronal, defendendo os interesses do agricultor. Ele é formado na Uniara, em Araraquara.

Ainda no ano passado, o secretário da pasta Guilherme Piai Filizzola determinou a abertura de concurso público para o preenchimento de 37 vagas na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios para Pesquisador Científico, distribuídas em 30 áreas de especialização, o que demonstra o interesse do Governo do Estado em estar próximo das pesquisas, desenvolvendo programas específicos para o enriquecimento do setor.

Ao RCIA, João Henrique explicou que sua atividade vai estar voltada ao CAR (Cadastro Ambiental Rural), um dos setores mais importantes do órgão, em linha com o compromisso da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de, cada vez mais, oferecer informações claras e objetivas, acesso ágil para os produtores rurais paulistas e toda a sociedade, fornecendo informações e procedimentos necessários a efetivação da regularização ambiental dos imóveis rurais.

Produtores rurais da nossa região, através das redes sociais têm cumprimentado o profissional da agricultura pela nomeação, reconhecendo que campo agrícola e pecuário vai estar muito bem representado na secretaria.