Home Cultura e Lazer

Basílica de São Bento celebra padroeiro de Araraquara nesta terça-feira (11)

Com uma extensa programação religiosa e quermesse será esta a primeira comemoração do Dia do Padroeiro após a transformação da igreja matriz em Basílica de São Bento. Haverá missas por todo o dia e a venda do Bolo de São Bento.

98
São Bento em seus dois momentos: patrono da igreja e padroeiro da cidade neste dia 11 de julho

Quase um mês após receber o título de Basílica, a antiga Igreja Matriz de São Bento celebra seu padroeiro nesta terça-feira (11), com a realização de cinco missas, programadas ao longo do dia, além do tradicional bolo de São Bento. Ele também é patrono da cidade.

De acordo com a programação religiosa, a primeira missa será ás 6h30 da manhã. Logo após, começará a venda do Bolo do Padroeiro. Mais de 2 mil pedaços foram preparados para os fieis, que podem adquiri-los ao longo do dia.

Paralelamente a basílica realiza sua quermesse das 11h30 ás 14h e a partir das 18h30. O pároco Rodolfo Faria, profundamente feliz com a transformação da igreja em basílica espera receber a comunidade religiosa para dividir este momento de alegria.

A programação enviada ao RCIA diz que haverá missas ás 8h, 12h, 16h30 e 19h30, com benção e exorcismo das medalhas, sal, água e velas. Mais informações na secretaria da basílica: (16) 3322 1535.

A Basílica de São Bento, está localizada na região central da cidade e a conquista ocorrida no mês passado lhe dá agora maior visibilidade no setor de turismo religioso. Com 205 anos de existência, a igreja foi a primeira da Diocese de São Carlos a receber essa honra.

A importância histórica da Matriz São Bento, que deu nome à freguesia – São Bento de Araraquara – por muitos anos, vai além da fundação do município. A igreja possui uma cripta com cerca de 1425 lóculos e abriga os restos mortais de dois sacerdotes, sendo a única desse tipo na cidade. Sob o altar, estão sepultados dezenas de fiéis que contribuíram para a construção da fé católica na região, ainda no século XIX, no “Sertão de Araraquara”.

Como era a única igreja nas proximidades que possuía um padre, a capela de São Bento era procurada para a celebração de casamentos, batizados e outros sacramentos. O acervo da igreja inclui imagens de São Bento, São José, Nossa Senhora da Conceição, Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, com mais de 150 anos, além de outras imagens, artefatos centenários e uma relíquia de segundo grau do padroeiro.

A igreja tem capacidade para acomodar 2 mil pessoas sentadas e possui um coro com capacidade para 700 pessoas. Para atender os paroquianos, são celebradas 17 missas de segunda a domingo, reunindo cerca de 3500 fiéis.

Além disso, há trabalhos pastorais, sociais e espirituais vinculados à paróquia. Seu compromisso espiritual e trabalho social são de grande importância para o município de Araraquara, por meio da assistência aos pobres, moradores em situação de rua e pessoas necessitadas. Anualmente, são realizados cerca de 450 batizados e mais de 50 casamentos.