Em vários pontos da cidade é possível encontrar buracos abertos pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto que demoram semanas para ser fechados pelos funcionários. Esgoto vazando pelas tampas em vias públicas já se tornou fato corriqueiro em Araraquara.
Na Avenida José de Alencar, esquina com a Rua Ceará na Vila Xavier, é um dos casos onde os moradores enviaram fotos à redação do Portal RCIA. Segundo o morador da esquina há mais de duas semanas a autarquia abriu o buraco para manutenção e até o momento não apareceu para fazer o recapeamento. “Esta é uma rua de muito movimento, até ônibus passa por aqui, a poeira é insuportável, e sem sinalização os carros estão batendo a parte de baixo a todo momento”.
O mesmo morador reclama ainda que na rua de baixo da sua, também há outro buraco que foi aberto na mesma época, mas está com sinalização de segurança. Ele afirma que entrou em contato com o Daae para que completem o serviço, mas até o momento não foi atendido.
O que tem chamado a atenção nas vias públicas são os dutos de esgoto que vazam por semanas e até meses, sem que ninguém verifique o que está acontecendo para a realização da manutenção necessária, como é o caso de um vazamento na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, a 36, em frente ao número 870, há cerca de dois meses.
Principalmente para quem trafega na via de moto, sempre é atingido pelo mau cheiro quando a água espirra nas roupas, sem contar que esse esgoto escorre pela cidade até encontrar uma boca de lobo, por se tratar de água sem qualquer tipo de tratamento, pode possibilitar a contaminação.
Outro vazamento pode ser verificado na Avenida São Paulo, atrás do cemitério São Bento. Moradores da Rua Imaculada Conceição no Carmo, afirmam que o esgoto corre a céu aberto há meses.
Vale ressaltar que o portal enviou fotos dos buracos para a assessoria de imprensa do Daae no sábado (24), eles foram tapados na quarta-feira.
O Daee informou ainda que referente aos problemas de esgoto a demanda da Av 36 não se trata de problema de esgoto e sim um registro de água que estava vazando, o setor de manutenção de redes de água foi informado. A demanda da Av São Paulo, atrás do cemitério também não se trata de esgoto com comprovado nas fotos anexa. a água que escorre na guia é de uma obra que esta sendo realizada no local.