Home Cidade

Cardillo vai à Câmara pedir apoio para não fechar o Hospital de Olhos em Araraquara

A ida do oftalmologista José Augusto Cardillo à sessão da Câmara nesta terça-feira gera grande apreensão, pois sem maiores recursos para atendimento gratuito à população de Araraquara e região, o hospital corre o risco de encerrar suas atividades.

615
Diretor-presidente do Cresep (Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa - Hospital de Olhos), Dr. José Augusto Cardillo

Nesta terça-feira (25), durante a sessão da Câmara Municipal, o médico José Augusto Cardillo, vai ocupar a Tribuna Popular para falar sobre a possibilidade de fechamento do CRESEP – Hospital de Olhos Araraquara, serviço de oftalmologia que atende pelo SUS, pacientes de 24 cidades da região.

Sua ida ao Legislativo tem o propósito de sensibilizar o poder público e a própria cidade para que isso não ocorra, já que uma grande parte da população vai ficar desassistida.

O serviço atende 1.800 pacientes todo mês. Mais de 20 mil por ano. Até hoje já prestou mais de 120 mil atendimentos a pacientes com assistência especializada. Os recursos financeiros são repassados pelo Ministério da Saúde, porém, a exigência dos gestores é para que seja prestado um serviço muito superior ao remunerado.

No ano passado, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), já esteve,  no Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa – Hospital de Olhos (Cresep), para uma reunião com Cardillo, responsável pela instituição, para tratar de assuntos relacionados aos serviços públicos prestados e verbas de custeio.

O presidente da Câmara, Aluísio Boi, no ano passado foi conhecer o Hospital de Olhos, sendo recebido por Cardillo

O Cresep é, no Estado de São Paulo, o único centro de referência em oftalmologia em média e alta complexidade, além de atendimento de urgência e emergência dos pacientes das 24 cidades da Diretoria Regional de Saúde-DRS III. Na época, Boi disse – “Tenho um grande respeito pelo trabalho do Dr. Cardillo e de toda a sua equipe. Há muito tempo só ouço elogios quanto aos serviços oferecidos no Cresep. Todos os dias, o local está lotado de pacientes da região inteira. O que pudermos fazer para alavancar o trabalho,vamos fazer”, disse Boi, ao ouvir um pouco do relato das atividades desempenhas no Hospital de Olhos.

Também no ano passado, o médico mostrou ao parlamentar os equipamentos, as instalações e falou sobre os projetos que desenvolve e os que precisam sair do papel para dar mais qualidade de vida a mais pessoas que enfrentam problemas sérios de visão. “São mais de 2.000 consultas mês, fora as especialidades. Precisamos aumentar o teto de recebimento para a ampliação dos serviços, uma vez que estamos recendo somente metade do valor combinado e necessário”, destacou Cardillo, que mostra satisfação e disposição, quando se fala em pacientes do SUS, uma vez que o Cresep é uma entidade sem fins lucrativos, com serviços totalmente gratuitos.

Contudo, sem a ajuda que seria necessária do poder público, o hospital encontra dificuldades em dar atendimento às pessoas e continuar realizando essa prestação de serviços gratuitamente. A explanação de Cardillo, será transmitida pelo Portal RCIA.