Home Cidade

Carnaval cancelado: Quadras fechadas e repartições públicas funcionando

Segunda e terça de Momo perdem o ponto facultativo neste 2021 em Araraquara; uma nova data foi marcada para junho, mas presidente da Liga das Escolas de Samba não acredita que isso ocorra antes da vacinação em massa

316
Corte do Carnaval de 2020. Foto: RCIA

O prefeito de Araraquara Edinho Silva revogou o decreto que estabelecia pontos facultativos nas repartições públicas municipais na segunda-feira (15) e na terça-feira (16) de Carnaval. De acordo com o decreto, o ponto facultativo teria o potencial de incentivar a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados, o que fere os protocolos sanitários positivados por recomendações das autoridades de saúde.

LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA

Para Valéria Amaral, presidente da Liga das Escolas de Samba de Araraquara, a data deveria ser ponto facultativo, para que não caia no esquecimento. “A cidade ficou 4 anos sem Carnaval, houve a retomada em 2020 e nós ficamos muito felizes. Só quem gosta de carnaval sabe o que é esse sentimento. E de repente chega a pandemia e para fazer um desfile de Carnaval precisamos de mais de 200 pessoas. O Carnaval por si só é uma aglomeração. Fizemos várias reuniões online para saber o que faríamos, mas ficamos perdidos. Para cada escola realizar algo tem que ter pessoas e este não é o momento. Temos que respeitar as famílias que perderam seus entes queridos”, diz a presidente.

Ela conta ainda que depois que finalizou o Carnaval em 2020, a agremiação Mancha Verde, que tem mais estrutura, já começou a trabalhar e produzir, pois acreditava que a pandemia fosse cessar. “Depois veio várias fases, laranja, amarela, então teve que fechar a quadra, como as outras escolas também, pois a prioridade é salvar vidas”, ressaltou Valéria.

A presidente explica que uma nova data foi marcada para os festejos de Momo, julho, porém ela acredita que o caos da covid-19 ainda estará presente. “Penso ser impossível, pois mesmo quem gosta de Carnaval e tem idosos em casa não vai se expor”, finaliza.

MANCHA VERDE

Adriano Crespo (Mancha), presidente da Escola de Samba Mancha Verde, diz que o Carnaval foi adiado para junho com a concordância do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, caso haja vacinação em massa. “O Rio não assinou contrato com Eduardo Paes, já São Paulo assinou e tem até pessoal de Parintins trabalhando. Mas aí fica a critério da pandemia. Se não tiver a vacina, o Carnaval vai ficar somente para 2022, em fevereiro, pois aí acredito que estará mais que pronto. Se ocorrer em Araraquara em julho, não seria avenida, apenas uma apresentação. Se houvesse desfile, a Mancha Verde iria desfilar. Estamos prontos e com fantasias”, ressaltou o presidente.

A portaria foi assinada pelo Prefeito nesta segunda (1/2), leia abaixo: