Início Destaques

Cidade debate ‘Setembro Amarelo’ para prevenir suicídio

Entre os dias 12 e 26 de setembro, Saúde realizará série de ‘Rodas de Conversa’ em vários pontos de Araraquara

757
O suicídio é a única causa de mortalidade que não apresenta redução no número de casos nos últimos 50 anos

A partir desta quinta-feira (12) e até o final do mês, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em Araraquara, por meio da Gerência de Saúde Mental, uma série de ‘Rodas de Conversa’ relativas ao “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.

No dia 12, das 13h às 15h, a primeira Roda de Conversa será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque São Paulo. No dia 19, das 10h às 13h e das 15h às 16h30, no Hospital São Francisco.

Os debates temáticos sobre o “Setembro Amarelo” terão sequência em Araraquara no próximo dia 25, das 8h30 às 10h, na USF do Jardim Indaiá. Dia 26 de setembro, a partir das 15h, na USF Ieda (Jardim Ieda) e no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Cruzeiro do Sul.

Vale destacar que também serão realizados neste mês outros dois debates abertos à população em geral, com orientações e informações sob o tema ‘Prevenção ao Suicídio’. No próximo dia 17, das 12h às 16h, na Praça Santa Cruz, e no dia 24, das 7h às 11h, no Parque Infantil, ambos na região central da cidade.

PROBLEMA UNIVERSAL

Vale destacar que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não apresenta redução no número de casos nos últimos 50 anos.

Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.

A campanha “Setembro Amarelo”, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.