Home Cidade

Igreja inaugura melhoramentos e faz festa em louvor a Nossa Senhora de Lourdes no Jardim Tamoio

Homenagens deste ano, quando a igreja do Jardim Tamoio inaugura vários melhoramentos graças ao apoio dos moradores do bairro, vão se estender a Santa Bernadete. Louvor a Nossa Senhora de Lourdes começa dia 08 e termina dia 11 com missa, procissão e quermesse

181
A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete em Araraquara

A partir do dia 08 de fevereiro os moradores do Jardim Tamoio passam a conviver com o período de comemorações em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, desta feita marcadas por registros especiais, como melhoramentos processados no templo religioso nos últimos meses. A fachada da igreja, segundo o padre José Alfeu Pereira, faz parte desta reforma que contou com o apoio da comunidade.

“É um bairro muito unido que ressalta a importância de Nossa Senhora de Lourdes em suas vidas, buscando através da religião seguir exemplos de valores religiosos como fé, amor a Deus, devoção e respeito ao próximo”, comenta padre Alfeu, responsável pela igreja integrada à Paróquia de São José.

Celebração do padre Alfeu na Capela de Lourdes

De fato, diz o sacerdote, é um orgulho, uma dádiva, fazer parte de uma comunidade que tem esses princípios de caridade, sempre com visão voltada para a bondade, a esperança e a paz.

A abertura das solenidades religiosas vai se dar no dia 08 com a missa e tríduo em louvor a padroeira do bairro; simultaneamente ocorre o primeiro dia do tríduo com a benção das famílias. Os dias 09 e 10 serão marcados por missas e a realização do tríduo, ficando para o dia 11, sábado, a grande festa com missa, benção dos enfermos, procissão e quermesse.

Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete

Também durante a semana as atividades religiosas serão completadas por ações colocadas em prática através da comunidade, fazendo arrecadação que ajuda na manutenção do templo e obras sociais. Nos encontros, o padre José Alfeu Pereira vai destacar a importância desta interação entre a igreja e os moradores do bairro.

A SANTA QUE PROTEGE OS DOENTES

Nas suas dezenas de aparições reconhecidas pela Santa Igreja Católica está a de Lourdes. A partir dessa aparição, Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que a apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes.

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras de 11 de fevereiro.