Home Cidade

Com morte de homem com 71 anos, prefeitura encerra ciclo de divulgação da Covid

Com 776 mortes decorrentes de Covid-19, uma delas de um idoso de 71 anos, com comorbidades, que veio a óbito no Dia de Natal, a Prefeitura Municipal diz que encerra a elaboração semanal dos boletins sobre o andamento dos casos da doença

87
Boletim é encerrado com 776 óbitos registrados na passagem da pandemia

Araraquara registrou, entre o período de 22 a 28 de dezembro, mais 46 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 11% de um total de 418 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual é de 14,8%.

Neste período, a Rede SUS contabilizou 292 testes em sintomáticos, dos quais 40 foram positivados, e 108 testes em assintomáticos, todos negativados. Portanto, Araraquara soma 108.132 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 23 permanecem em quarentena e 107.333 já saíram.

Hoje, dia 29 de dezembro, 3 pacientes estão internados; 1 confirmado e 1 suspeito em enfermaria e 1 confirmado em UTI. Destes 3 internados, 1 está no Hospital São Paulo, 1 no Hospital São Francisco e 1 no Heab. Dois residem em Araraquara e 1 reside em Vargem Grande do Sul.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 9% de leitos de enfermaria e 7% de UTI.

O município registrou, até o momento, 776 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nesta última semana foi de um idoso de 71 anos, com comorbidades, que foi internado no dia 13 de dezembro em unidade hospitalar particular e faleceu no dia 25 de dezembro.

Lembrando que os atendimentos para Covid-19 e sintomas gripais são realizados nas UPAS Central, Valle Verde e Vila Xavier.

A Prefeitura Municipal informa que, em decorrência da significativa melhora da situação epidemiológica do município que vem sendo registrada ao longo de 2022 e de 2023, a Secretaria de Saúde está encerrando os boletins do Comitê de Contingência do Coronavírus.

O município ainda revela que – o boletim número 1 foi divulgado no dia 16 março de 2020 pela Secretaria Municipal de Comunicação, antes mesmo do primeiro caso confirmado de Covid 19 em Araraquara.

Logo, diz a prefeitura, o boletim se firmou como o principal instrumento de divulgação de todas as ações de enfrentamento da doença e da situação epidemiológica.