Home Cidade

Com o fim do isolamento social os casais estão se separando 25,9% menos em Araraquara

Araraquara registrou 77 pedidos de divórcios em cartórios entre janeiro e novembro deste ano; fim do isolamento social por causa da Covid melhorou os relacionamentos e os seres humanos passaram a ter mais paciência e tolerância.

62
Casais ficaram mais pacientes

Em Araraquara, o número de divórcios caiu 25,9% no decorrer dos 11 primeiros meses de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados divulgados pelos Cartórios de Notas do município. Os dados haviam, anteriormente, registrado um aumento nos números de 2021 em relação a 2020, primeiro ano da pandemia (8,3%). Já no segundo ano da doença houve um aumento de 23,8%.

Os casais parecem estar se entendendo melhor após o fim do isolamento social gerado pela pandemia da Covid-19. Afinal, não só as famílias, como todos, estão voltando à normalidade, com a retomada das rotinas de trabalho e até lazer, que pode ter influenciado a mudança. Entretanto não há confirmação oficial dos motivos, que podem ser os mais variados.

De acordo com os dados divulgados pela Central Notarial de Serviços Eletrônicos (Censec), 77 divórcios foram registrados em Araraquara, de janeiro a novembro de 2022. Na extensão do mesmo período de 2021, auge da pandemia da Covid-19, que já completava quase um ano na época, o total foi de 84 registros.

A Censec reúne mais de 8.000 cartórios, responsáveis por serviços como escrituras públicas, testamentos, atas notariais, procurações, autenticações e reconhecimento de firmas pelo país.

“Dois pontos são importantes e contribuíram para a explosão dos divórcios em Cartórios de Notas. O primeiro foi o isolamento social que fez com que relacionamentos que já não estavam bem chegassem ao final. O segundo foi o lançamento da plataforma e-Notariado. Ela permitiu a prática de diversos atos notariais em meio eletrônico, inclusive a escritura de divórcio, sem a necessidade de estar lado a lado com o ex-companheiro, de forma fácil, rápida e totalmente digital”, afirma o presidente do CNB-SP, Daniel Paes de Almeida.

OUTROS NÚMEROS

De acordo com os números cartorários apresentados na semana passada, entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil, quando foram registrados 84 divórcios, a queda dos registros foi de 8,3%. Por outro lado entre o primeiro e o segundo ano da pandemia da Covid-19 houve um aumento de 23,8% no fim dos casamentos em Araraquara.

Também por conta da pandemia, se tornou possível realizar divórcio online, pelo site e-Notariado, criado em 2020. Pelo site, é possível fazer os trâmites sem sair de casa, diz a Censec.