Home Política

Não sobrou nada para Edinho Silva nos 37 Ministérios de Lula

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua coluna Bastidores nos fins de semana no RCIA. Viana comenta nesta edição que conversou com antiga petista que soltou: “Ele não vai ter nenhum Ministério”. E não teve.

108

CHUVA DETONA CIDADE

Chuva de 200 mm em 24 horas de quarta para quinta-feira detonou Araraquara abrindo crateras, derrubando pontes, árvores e causando estragos em vários pontos da zona urbana com saldo de seis mortos da mesma família, pessoas desabrigadas e outras que perderam seus pertences. O prefeito Edinho Silva estava atento ao socorro com as forças de que dispõe, infelizmente depois que acontece, não dá para devolver a vida dos que se foram. Os acontecimentos mais graves aconteceram na Avenida 36 com a abertura de uma cratera que engoliu veículos, estouro do rio canalizado na Via Expressa debaixo do Terminal de Integração e a interdição por avaria da Ponte da Armando Salles de Oliveira, no Jardim Paraíso. Edinho disse que foi o maior desastre natural que aconteceu na cidade em toda sua história e decretou Estado de Calamidade Pública para conseguir socorro dos Governos Federal e Estadual.

QUE SIRVA DE LIÇÃO

Araraquara é sempre mais protegida que São Carlos, por exemplo, com relação às chuvas por conta de ser mais plana e exibir uma infraestrutura urbana mais preparada. Mais que sirva de lição à Prefeitura o que aconteceu agora para não se repetir às chuvas de agora e do próximo ano. As autoridades afirmaram que aquele trecho da 36 havia sido vistoriado em outubro… Ora, todo mundo sabe que o clima deu a louca nos últimos tempos com os desequilíbrios causados pelos exploradores! Então há que se repensar tudo na engenharia. Ali na 36 havia um bueiro que não suportou a pressão das águas e explodiu. No local tem que se erguer uma ponte e deixar a água passar livre por baixo e assim em outros pontos para evitar o pior no futuro. Todo mundo sabe que canalizar rio é um grande risco, por isso a Via Expressa terá sempre problemas!

FATALIDADE CHOCA!

Ficamos chocados com a fatalidade que vitimou seis pessoas da mesma família. A matriarca, idosa, embora more sozinha, reuniu às famílias dos cinco filhos, inclusive dos que moram fora de Araraquara, para um Natal festivo. Na noite de quarta-feira, parte da família que estava num mesmo veículo foi tragada por uma cratera que se abriu na avenida 36 onde passa o Ribeirão das Cruzes quando retornava do Shopping, vitimando Maria Helena Ferreira Luiz, de 61 anos e o esposo Paulo Afonso Ferreira Luiz, de 68 anos; sua cunhada Grace Santos Leite, de 52 anos, professora em Sorocaba e mãe das vítimas menores: Luísa Santos Leite, de 15 anos, gêmea de Piero Santos Leite, e a mais nova Gabriela Santos Leite, de 10 anos. O pai das crianças, irmão de Maria Helena, que mora em Sorocaba, veio na quinta-feira para Araraquara e encontrou a família dele desfeita com a morte da mulher e dos três filhos. Apegado, não cansava de elogiar a mulher e os filhos! Imaginem o sofrimento desse homem que perde sua família particular num só instante? Dói tanto “como arrumar o quarto do filho que já morreu”, como diz Chico Buarque!

LUTO OFICIAL

O prefeito Edinho Silva decretou luto oficial de três dias e disse em nota: “Estou aqui acompanhando primeiro para que todos os corpos sejam encontrados, para que a família, os entes familiares possam, neste momento de dor, sepultar as pessoas amadas, sepultar aqueles que perderam suas vidas”. Até a hora de fecharmos este texto, não haviam encontrado ainda o corpo de Gabriela. As outras vítimas foram enterradas nesta sexta às 10 horas no Parque dos Lírios. O prefeito disse na nota que “São muitas áreas destruídas, que nós teremos que reconstruir. Araraquara vai se reconstruir, vocês podem ter certeza disso. Nós iremos trabalhar incansavelmente para que a cidade se recupere”. Afirmou ainda que está tendo apoio dos Governos estadual e federal para reconstruir o que foi danificado.

NADA SOBROU A EDINHO

Amiga minha que já foi petista me disse: “Ele não vai ter nenhum Ministério”. Acompanhei os bastidores e o trovejar do “fogo amigo” que afastou Edinho Silva dos cargos que disputava no 1º escalão do Governo Lula, na queda de braço interna do PT! Então pedi na última Seção sem ter voz alcançada que ele voltasse a cuidar do seu rebanho em Araraquara! Não sobrou nada para Edinho Silva nos 37 Ministérios de Lula, nem mesmo o Ministério dos Esportes que abarca as políticas públicas que coordenou na “Transição”! Amigo meu jornalista disse-me que Edinho não queria os esportes, mas ele aceitaria de bom grado se tivesse caído em suas mãos!

PROVOU DO FOGO AMIGO

Mas Edinho Silva não tem que ficar acabrunhado com “o fogo amigo” interno do PT. Ele mesmo cansou de exercê-lo em Araraquara construindo sua carreira usando da mesma artimanha. Primeiro contra um antigo prefeito quando ainda era vereador numa perseguição desleal nos bairros e depois em campanhas. Atirou “fogo amigo” contra o vereador Domingos Carnesseca Neto e depois contra sua própria professora Vera Botta, vereadora que com seus votos conseguiu elegê-lo vereador pela primeira vez! Um dia, em seu aniversário, Vera me falou das ingratidões do companheiro. Ela que foi professora minha e dele e de outros, na Unesp!

APARATO DE SEGURANÇA

A posse de Lula, no domingo próximo, conta com um dos maiores aparatos de segurança que já se viu no Brasil por conta do receio da fúria dos golpistas bolsonaristas que continuam ocupando a frente dos quartéis pedindo intervenção militar para evitar a sua posse! Há rebeldia nas forças, alimentada na surdina por Jair Bolsonaro com panos quentes de todos os lados. O jornalista e escritor Ruy Castro escreveu que “qualquer coisa que aconteça tem o dedo do atual presidente no gatilho”! Falta pouco para nos livrarmos dessa Praga! E qualquer governo, por pior que seja, ainda assim será melhor que o de Bolsonaro que desconjuntou o Brasil e quase que o joga numa guerra civil! Lula terá que se desdobrar em muitos para juntar os cacos e reunificar o país. Nós confiamos e juntos teremos que colaborar com o que pudermos!

“O DEUS PELÉ”

Há sempre muito e tudo o que se quiser dizer sobre Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu na quinta-feira (29) e que já foi chamado de “Deus”, “Rei do Futebol”, “Atleta do Século” e outros adjetivos grandiosos e títulos dos mais variados. É de longe o humano de maior visibilidade na terra depois de Jesus Cristo! Só que Cristo foi construído, no tempo, pela propaganda, imperador Constantino, apóstolo Paulo, os evangelistas e os mártires, que por si próprio! Já Pelé, se fez por si mesmo, pelo próprio talento, desenvoltura e brilho! O futebol moderno e brilhante nasceu dos pés de Pelé! Ele não só é o “Rei do Futebol”, mas o dono, o exemplo, o mito a ser seguido e copiado por todos os que têm condições de brilhar, sempre abaixo dele ou ao seu redor!

O MUNDO SE CURVOU

Ex-presidente americano que o convidou à Casa Branca, se apresentou: “Meu nome é Ronald Reagan, sou o presidente dos Estados Unidos da América. Mas você não precisa se apresentar, porque todo mundo sabe quem é Pelé”. Reis, rainhas, presidentes, papas, homens e mulheres poderosas do mundo se curvaram aos pés do preto brasileiro, muitos dos quais, como a rainha da Inglaterra, que carregava no governo e nas ações em família, a mácula do racismo.

NEM TUDO É SÓ BRILHO

No entanto, não posso deixar de comentar aqui aquilo que Pelé deixou de fazer ou o fez de ruim. Por exemplo era criticado por desempenhar papel acanhado contra o racismo, de nunca ter se posicionado contra a ditadura militar. Chegou a se envolver em caso nebuloso no Unicef e apoiava as peripécias e diabruras que João Havelange promoveu por 21 anos na FIFA. A última, nunca deu atenção à filha Sandra Regina Arantes do Nascimento que ganhou o sobrenome na Justiça após teste de DNA e morreu de câncer sem que o pai fosse visitá-la uma única vez, mesmo sendo convidado a fazê-lo. Depois de sua morte, o marido conseguiu, na Justiça, que Pelé desse uma pensão de R$ 3.500,00 e pagasse a faculdade dos dois netos, filhos de Sandra. Esse também foi Edson Arantes do Nascimento, mas nada apaga o brilho do seu talento, Rei!