Início Destaques

Comércio de Araraquara deve absorver grande parte das compras do Dia das Crianças

Segundo pesquisa do Sincomercio, 76% dos consumidores deverão movimentar o comércio local; gasto médio deve ser de R$152,17

20
84% dos entrevistados afirmaram preferir compras à vista

Celebrado neste 12 de outubro, o Dia das Crianças integra o calendário de comemorações que impactam o comércio de forma positiva, sendo um bom momento para aumentar as vendas de artigos infantis.

Segundo pesquisa que detalha a expectativa de compras para a ocasião, realizada pelo Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, os brinquedos são os principais produtos de interesse dos consumidores, com 70% da intenção de compras dos entrevistados, seguido pelos itens de vestuário (22%).

De acordo com o estudo, realizado por meio de questionário on-line e também entrevistas presenciais, 61% pretendem presentear na data, com o valor do ticket médio de compras chegando a R$ 152,17. Já em relação à modalidade de pagamento, 84% dos entrevistados afirmaram preferir compras à vista, a fim de obter algum desconto e, ainda, para não comprometer os rendimentos do último trimestre do ano.

João Delarissa, economista do Sincomercio Araraquara, destaca o avanço da vacinação e a flexibilização das atividades como bons indicadores para a expectativa do comércio. “Verificamos que a compra presencial voltou a ser a modalidade mais procurada pelos consumidores, com 76% das intenções de consumo. Considerando ainda aqueles que utilizarão a modalidade de entrega, amplamente difundida em nossa cidade, o comércio local pode incorporar até 80% das vendas para a data”, pontua o especialista.

Ainda que o Dia das Crianças movimente segmentos específicos dentro do varejo, a data deve alavancar as vendas de fim de ano, que conta com outros eventos, como a Black Friday e as esperadas vendas de Natal. Portanto, de acordo com os resultados da pesquisa, que foi composta por homens e mulheres residentes em Araraquara e maiores de 18 anos, nota-se um grande interesse da população por promoções e descontos para pagamentos à vista, bem como facilidades de pagamento e parcelamento.