Início Destaques

Covid Araraquara: Força-Tarefa realizou 343 ações de fiscalização em 7 dias

De acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira pelo menos 302 fiscalizações ocorreram em estabelecimentos comerciais

60
Mercados estão na mira por conta da higienização, uso de máscaras e acesso controlado

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira (14), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19. Ao mesmo tempo o grupo fez uma análise das suas últimas atividades, entre elas, o balanço semanal das ações da fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.

Na semana de 7 a 13 de dezembro, foram realizadas 343 ações de fiscalização. Destas, 142 foram registradas durante o fim de semana de 11 a 13 de dezembro. Os locais fiscalizados, de 7 a 13 de dezembro, foram os seguintes:

Estabelecimentos comerciais – 302

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares – 16

Pesque-pagues – 4

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal – 6

Clubes/Salão de festas ou eventos – 1

Escolas – 4

Bancos/ lotéricas/ órgãos públicos – 4

Áreas de lazer/chácaras/campos de futebol – 1

Residências/ condomínios/repúblicas – 4

Praças/áreas públicas – 1

Destas ações foram adotados os seguintes procedimentos:

Averiguações – 337

Notificação de orientação de pessoa física – 1

Notificação de orientação de pessoa jurídica – 2

Boletim de ocorrência – 3

Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19 em Araraquara, mas somente terão resultado se a população se conscientizar e cumprir as normas e protocolos definidos no decreto municipal. É muito importante que a população continue utilizando máscara corretamente em locais públicos e mantenha distanciamento.

E o Comitê reforça que está discutindo alterações no decreto municipal em vigor, para atender as novas determinações do Plano São Paulo, divulgadas pelo Governo Estadual na última sexta-feira, dia 11.

As novas deliberacoes deverão ser divulgadas nos próximos dias pelo Comitê, após diálogo com os setores envolvidos. Até lá, continua em vigor o decreto municipal nº 12.406, de 11 de novembro de 2020.