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CPFL diz que Araraquara lidera o ranking de “gatos” com 330 ocorrências

“Gato” em uma linguagem mais simples significa ligação clandestina de energia elétrica. Balanço anunciado pela companhia assegura que a região de Araraquara e São Carlos chega a mais de 800 casos.

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Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz, a ligação clandestina deixa a conta mais cara (Foto: Divulgação)

Após investimentos com caixas blindadas, conjuntos de medições, medidores inteligentes e ações de inspeções, a companhia conseguiu reduzir as fraudes na rede elétrica em 27,83%.

Todos os anos, a CPFL Paulista tem a missão de trabalhar no combate às fraudes e furtos de energia, os chamados “gatos”. Por uma questão de segurança da população, além de instabilidade no fornecimento de energia e perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município, a empresa investe fortemente para melhorar os índices de energia fraudada em suas cidades de atuação.

Apenas em 2022, de janeiro a agosto, a CPFL Paulista identificou e regularizou 814 ligações clandestinas em 21 cidades na região de São Carlos e Araraquara. O número foi 27,8% menor que o mesmo período de 2021, quando a empresa encontrou 1.128 fraudes, graças aos investimentos da empresa para que os casos não se tornassem reincidentes.

Para Victor Rios Silva, gerente de Recuperação de Energia da CPFL, “o resultado é fruto de uma estratégia de longo prazo e faz parte do trabalho contínuo da empresa, com investimentos em novas tecnologias, treinamento de equipes e processo de monitoramento e análise.”

Para os projetos de blindagem, medição e regularização de clientes clandestinos, a CPFL Paulista prevê um investimento de mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, o maior valor voltado para ações contra furtos e fraudes realizado pela concessionária.

Entre as ações da companhia para minimizar os impactos do furto de energia, está a instalação de caixas blindadas que permitem apenas o acesso de técnicos da CPFL e possuem medidores inteligentes, com o consumo lido de maneira digital, à distância. Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularização.

Além das caixas blindadas, a empresa investe fortemente em inteligência artificial e sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, o que resulta em maior assertividade do trabalho da distribuidora em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também trabalha em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

“Estamos felizes por ver que a estratégia está surtindo resultados, mas não nos contentamos com os mais de 814 casos encontrados na região de São Carlos e Araraquara só neste ano”, reforça Rios.

Na região, entre as cidades com mais fraudes encontradas nos oito primeiros meses do ano, Araraquara lidera o ranking com 330 ocorrências, seguido por São Carlos (293) e Matão (94).

“GATO” DEIXA A CONTA MAIS CARA

A CPFL Paulista reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e parte deste valor compõe a tarifa de energia. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

DENUNCIE

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].