Home Destaques

Em Araraquara, 7 presos não retornam após saídinha concedida pela Justiça

Saída foi permitida para 308 detentos em nossa cidade que abriga uma penitenciária e dois centros de ressocialização - masculino e feminino (aqui uma mulher não voltou).

205
Para o Centro de Ressocialização Feminino em Araraquara uma presidiária não voltou

Pelo menos 7 presidiários que foram beneficiados pela saída concedida pelo sistema prisional no período de 13 a 19 de setembro em Araraquara não voltaram. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (20) pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo.

No total, 736 presos das penitenciárias de Araraquara e Itirapina que receberam o benefício da desta última saída temporária, 29 não retornaram para o presídio. Segundo as normas estabelecidas, eles deveriam se apresentar nas unidades onde cumprem pena nesta segunda-feira (19). A partir de agora são considerados foragidos da Justiça e seguindo as regras ao serem capturados, perderão o benefício do regime semiaberto.

Publicação feita pelo São Carlos Agora, nas últimas 24 horas a Polícia Militar de São Carlos capturou dois presidiários que não voltaram para a cadeia. Um deles foi flagrado tentando praticar furto e na fuga acabou se ferindo. Com ele também havia drogas.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) assegura que o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019. O Poder Judiciário autorizou a saída temporária de reeducandos entre 13 e 19 de setembro de 2022.

Em Araraquara 7 presidiários deixaram de voltar dos 308 que obtiveram o benefício. Da Penitencária sairam 133 e 6 esqueceram de retornar; já no Centro de Ressocialização Feminino de Araraquara, 40 sairam e uma presidiária não retornou. Do Centro de Ressocialização Masculino 135 foram beneficiados e todos regressaram.

Relatório apresentado pela SAP