O Sindicato Rural de Araraquara e o Senar-SP realizaram nos dias 19 e 20 de abril o Curso – Operação e Manutenção de Roçadeiras Laterais. O evento aconteceu em Santa Lúcia, tendo o apoio da Prefeitura Municipal, com o objetivo de capacitar trabalhadores interessados em uma atividade que é muito requisitada no mercado de trabalho.
O curso, segundo o instrutor Valmir Felix Pinto, abordou a mecanização, operação e manutenção de roçadeira. As informações foram debatidas em linguagem simples e de fácil compreensão, explicou o instrutor, destacando ainda o interesse dos participantes. “Senti um interesse muito grande dos alunos em torno do programa e a capacitação será muito útil na obtenção de rendas variáveis ou até mesmo de um emprego fixo”, comentou.
Além dos conhecimentos específicos sobre o uso da máquina portátil no corte de diversos tipos de vegetação, o curso destacou também a importância do uso de equipamentos de segurança no manuseio da roçadeira e cuidados com o meio ambiente.
De acordo com o coordenador regional do Senar, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, o curso terve 16 horas de treinamento com aulas teórica e prática, realizadas em espaço cedido pela Prefeitura de Santa Lúcia. “O que o sindicato e o Senar fazem é oferecer a oportunidade para que o trabalhador tenha uma atividade profissional e possa garantir uma renda”, argumentou.
Ele também destacou a importância da qualificação profissional. “Sentimos um orgulho grande quando disponibilizamos estes cursos pois o Sindicato Rural e o Senar são compreendidos como uma escola profissionalizante que prepara o homem do campo para lidar com as novas tecnologias”, disse. “Além de ampliar o conhecimento, eles também contribuem para a melhor qualidade dos serviços e crescimento dos negócios”, concluiu.
DETALHES
A roçadeira é uma máquina portátil, utilizada no corte de diversos tipos de vegetação, podendo ser elétrica ou a combustão. Possui tecnologia suficiente para realizar com eficiência diversas atividades.
O curso do SENAR conta com a parte teórica e, principalmente, a parte prática, na qual os alunos tem que desmontar, limpar, montar e operar a roçadeira.
A limpeza das peças, o uso correto das ferramentas e quais os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser utilizados garantem que o trabalho seja feito de forma mais eficiente e seguro.