Início Cidade

Daae inaugura nova central de atendimento ao usuário nesta sexta-feira (11)

Estrutura leva o nome do engenheiro Aldo Pierri e fica no antigo Clube Estrela, na Avenida José Parisi; objetivo é o atendimento com maior conforto e eficiência

85
O prédio que vai abrigar a Central de Atendimentos do departamento a partir de segunda-feira

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) inaugura nesta sexta-feira (11) sua nova Central de Atendimento, denominada “Engenheiro Aldo Benedito Pierri”, em homenagem ao ex-superintendente da autarquia durante 30 anos. A estrutura fica ao lado do Daae, na Avenida José Parisi, nº 331, no antigo Clube Estrela.

A inauguração será às 17h30, em cerimônia com poucas pessoas presentes (autoridades e funcionários do Daae) e com todas as regras previstas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, como distanciamento social, medição de temperatura corporal e uso de álcool em gel. O público poderá acompanhar ao vivo pelo Facebook, no endereço www.facebook.com/prefeituraararaquara.

A nova central de atendimento, que começa a funcionar na segunda-feira (14), será ampla (2.644 m²) e totalmente moderna. O salão de atendimento à população conta com balcão de recepção, ouvidoria e 12 baias de atendimento.

O prédio ainda possui 18 novas salas, que irão abrigar 50 servidores da diretoria Comercial e de Relações Institucionais (Serviço Social, Leitura e Faturamento, Atendimento aos Usuários e Corte e reabertura) e 35 da diretoria de Gestão Ambiental (Parques e Áreas Verdes, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental e Sustentável e Biodiversidade), além de oito aprendizes.

O imóvel ainda inclui banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência, duas copas, lavanderia e área destinada ao futuro Posto Bancário de uso dos servidores. No estacionamento, são 51 vagas ao público, sendo 35 para veículos, dez para motos, quatro para veículos reservadas a idosos e duas para veículos reservadas a pessoas com deficiência.

NOVO CONCEITO

A nova central de atendimento do Daae apresenta conceito moderno e inovador baseado no formato de atendimento do Poupatempo e que, por meio da tecnologia, busca tornar a prestação de serviço ao cidadão mais eficiente e ágil. Todos os canais de atendimento ao contribuinte (presencial, telefone, e-mail, entre outros) serão unificados na central.

O atendimento presencial será feito mediante prévio agendamento no site do Daae, como ocorre no Poupatempo. O horário de funcionamento é das 09h às 17h.

Serão 48 tipos de serviços diferentes para agendamento no site do Daae, com tempo de atendimento estimado de acordo com a natureza de cada serviço. Também são disponibilizados 12 tipos de serviços digitais pelo ChatBot “Daaezinho”, que fica no site da autarquia.

O número de atendentes presenciais passará dos atuais cinco para 13 servidores, além da ampliação de quatro para 60 linhas de conexão de atendimento ao público via 0800, disponível gratuitamente, 24h por dia, 7 dias por semana.

A implantação da nova central de atendimento começou em 2018, quando o Daae comprou da Prefeitura o imóvel do antigo Clube Estrela por R$ 6,8 milhões.

O investimento total na estrutura, incluindo compra do prédio, demolição, adequações estruturais e a operação do sistema pela empresa Mitra Acesso em Rede e Tecnologia de Informação Municipal Ltda, pelos próximos cinco anos, é de R$ 14,5 milhões.

A implantação da nova central de atendimento começou em 2018

ALDO BENEDITO PIERRI

Homenageado com o nome da nova central de atendimento, Aldo Benedito Pierri nasceu em Boa Esperança do Sul, em 1940, e veio para Araraquara aos 4 anos de idade.

Foi Graduado em Engenharia Civil pela USP de São Carlos e pós-graduado em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias I e II (USP de São Carlos), Gestão Pública e Gerência de Cidades (Unesp de Araraquara) e Saúde Pública (Unesp de Araraquara), além de professor da Faculdade de Engenharia e Agrimensura de Araraquara e da instituição universitária Moura Lacerda, de Ribeirão Preto.

Em Araraquara, atuou no DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e, em seguida, passou a trabalhar no sistema de saneamento da Prefeitura antes da criação do Daae (inaugurado em 1969).

Aldo Pierri foi o segundo superintendente da história do Daae, assumindo a função em 1970 e permanecendo durante 30 anos. Ele faleceu em 31 de maio de 2013, aos 72 anos, deixando um legado de modernização no sistema de água e esgotos de Araraquara.