Home Cidade

Decreto assinado por Edinho nesta terça visa frear o avanço da ômicron em Araraquara

Decreto assinado no começo da noite já foi para publicação e estabelece medidas que reforçam os cuidados com a aceleração da variante nas últimas horas em nossa cidade

525
Ômicron ainda mantém em alerta rede pública e autoridades da Saúde

O prefeito Edinho Silva assinou nesta terça-feira (04) e deve ser publicado amanhã decreto dispondo sobre a implementação de medidas voltadas à contenção da disseminação da COVID-19 no Município, no âmbito do estado de calamidade vigente, reconhecido pelos Decretos nº 12.236, de 23 de março de 2020, e nº 12.554, de 16 de abril de 2021. Além disso o documento estabelece outras providências.

O Art. 2º do decreto diz que todos os estabelecimentos e entidades ficam obrigados a desinfetar totalmente os seus recintos após o encerramento das atividades diárias e manter a desinfecção de superfícies de contato constante durante o horário de atendimento presencial. Também deverão disponibilizar álcool gel a 70% (setenta por cento) nas entradas de seus recintos e impedir o acesso e a permanência de pessoas maiores de 2 (dois) anos que não estejam usando máscara facial com total cobertura do nariz e da boca. O prefeito de acordo com o decreto diz que as pessoas devem  seguir os protocolos sanitários setoriais e intersetoriais do “Plano São Paulo”.

A decisão de se criar um decreto surgiu a partir do instante em que as autoridades da Saúde Pública observaram o agravamento das contaminações com a chegada da ômicron. Um dos primeiros passos foi ampliar o atendimento médico, a testagem para Covid-19 e as ações de bloqueio e monitoramento de positivados, para frear o aumento da demanda registrada principalmente nas últimas semanas nas suas unidades de saúde. Este aumento está relacionado à circulação da variante ômicron e também às festas e encontros tradicionais deste período do ano.

Por conta do aumento do número de atendimentos diários de pessoas com sintomas gripais e também assintomáticos, a partir desta terça (4), quatro postos de saúde estiveram abertos em horário estendido, das 17 às 20 horas, para atendimento Covid.

O decreto sobre as medidas contra a nova variante da COVID-19 pode ser visualizado clicando aqui.