Home Destaques

Dezembro Laranja chama a atenção para a prevenção do câncer de pele

“A cada 10 tumores malignos diagnosticados no Brasil, cinco são dessa natureza”, comenta o dermatologista da Unimed Araraquara Dr. Sergio Delort

80
Dr. Sergio Delort, dermatologista da Unimed Araraquara

Promover uma reflexão sobre o câncer de pele e contribuir com a conscientização da população sobre os seus riscos e seus sinais de alerta. Este é o grande objetivo da campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo o dermatologista da Unimed Araraquara Dr. Sergio Delort, a cada 10 tumores malignos diagnosticados no Brasil, cinco são dessa natureza. Os cânceres de pele podem ser divididos em melanoma e não melanoma – este o mais frequente e dividido em carcinoma basocelular e espinocelular.

“Esses tipos apresenta uma ferida que não cicatriza, localizada em áreas expostas de pessoas brancas. Já o melanoma pode se desenvolver sob uma pinta escura ou preta”, comenta o especialista.

Para a diferenciação entre uma pinta benigna e um melanoma, os especialistas criaram a regra do A, B, C e D. Dentro deste contexto, os sinais sugestivos são: assimetria (uma metade do sinal é diferente da outra), bordas irregulares (contorno mal definido), cor variável (presença de várias tonalidades em uma mesma lesão) e diâmetro: (maior que 5 milímetros). “Vale lembrar que para tirar todas as dúvidas, consulte um dermatologista”, finaliza o Dr. Sergio Delort.