Home Destaques

Dia Mundial da Voz (16): o que a voz tem a dizer sobre a sua saúde!

"Existem várias doenças que podem causar a perda da voz, ou uma má qualidade na mesma", comenta o otorrinolaringologista da Unimed Araraquara Dr. Marcos Marques Rodrigues

1
O otorrinolaringologista da Unimed Araraquara Dr. Marcos Marques Rodrigues

De acordo com recente pesquisa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), cerca de 8% da população brasileira tem alguma dificuldade vocal, prejudicando a sua comunicação, de uma maneira geral. Essas dificuldades são mais comuns em “profissionais da voz”, como professores, vendedores, operadores de teleserviço, atores, cantores e etc.

Mas o que a voz tem a dizer sobre a sua saúde? Segundo o otorrinolaringologista da Unimed Araraquara Dr. Marcos Marques Rodrigues, as dificuldades vocais ativam um importante sinal de alerta. “Se você tem dificuldades ao falar, se você tem rouquidão, seja ela constante, ou flutuante, busque ajuda”, comenta.

Existem várias doenças que podem causar a perda da voz, ou uma má qualidade na mesma: elas podem ir desde uma alteração de refluxo, a inflamações, alterações anatômicas da própria perda vocal e, claro, o câncer de laringe.

“A voz é a nossa comunicação, é a maneira como nós nos relacionamos com o próximo. Se esse instrumento está ruim, a nossa comunicação social também fica ruim, não é verdade? Fique atento.  A Unimed Araraquara está junto com você nessa luta”, finaliza. 

DICAS IMPORTANTES PARA A SAÚDE VOCAL

-Fale sem esforço e articule bem as palavras

-Beba bastante água ao longo do dia

-Durma bem

-Tenha uma alimentação saudável

-Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas