Home Destaques

Edinho é o primeiro prefeito a assumir quarto mandato

O prefeito eleito para a 18ª Legislatura tomou posse na manhã deste dia 1º de janeiro 2021 dizendo que ter um mandado é entender que nosso patrão é o povo.

174
Edinho e Damiano durante a sessão de posse neste dia primeiro na Câmara

Sem presença de público, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 65.415 e em respeito às vítimas da Covid-19 e às famílias que perderam seus entes para a doença, o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (PP) e os 18 vereadores eleitos tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 1° de janeiro, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara.

A Sessão Solene de Posse dos eleitos e a instalação da 18ª Legislatura, para o mandato 2021 a 2024, foi presidida pela vereadora Thainara Faria (PT), a vereadora mais votada nas eleições de 15 de novembro de 2020, em obediência à Lei Orgânica do Município de Araraquara, tendo ela convidado para secretariar os trabalhos a vereadora eleita Filipa Bruneli (PT).

Essa é a primeira vez na história política local que um prefeito é eleito e toma posse para um quarto mandato. Edinho, eleito para mandatos de 2001 a 2004, 2005 a 2008, 2017 a 2020 e, agora, de 2021 a 2024, supera a marca de Waldemar De Santi, falecido em 2014, que governou a cidade por três mandatos – 1977 a 1983, 1989 a 1992 e 1997 a 2000.

Nas eleições municipais de 15 de novembro, Edinho e Damiano receberam 48.405 votos, o correspondente a 46,09% de todos os votos válidos.

Em seu discurso, o prefeito Edinho destacou a importância histórica da sua 4ª posse e da composição da 18ª Legislatura, cuja sessão, segundo ele, foi presidida pela primeira vez na história de Araraquara por uma mulher negra, a vereadora Thainara Faria, tendo como secretária a primeira travesti eleita vereadora, Filipa Bruneli.

Edinho saudou os vereadores eleitos, os servidores da Câmara e da Prefeitura que trabalharam na transmissão ao vivo da sessão e seus familiares. Destacou também que está completando 28 anos de vida pública na cidade de Araraquara, com lisura e honestidade, e que terminará esse mandato superando 30 anos de vida pública.

“Ter um mandado é entender que nosso patrão é o povo e pela quarta vez a população de Araraquara me deu a oportunidade de ser prefeito. Por isso, ao povo de Araraquara eu trabalharei e prestarei contas. A partir de agora, o processo eleitoral está encerrado e a prioridade é o interesse da nossa sociedade”, afirmou. “A política é a arte de aproximar o ideal daquilo que é real. E a capacidade de aglutinação não significa rendição, significa colocar o interesse da sociedade acima dos interesses político-partidários”, acrescentou.

O prefeito também mencionou o momento de pandemia que o mundo atravessa, vem uma análise das sérias crises social e econômica desencadeadas por ela e reafirmou que a vida precisa ser colocada sempre em primeiro plano.

Edinho prosseguiu: “O poder público terá que estar preparado para enfrentar o que virá. Leis terão que ser aprovadas, remanejamentos orçamentários e cortes terão que ser feitos, sempre priorizando a vida. Esse Executivo não vai se acovardar, nem fugir dos desafios e dos debates.

Vocês terão em mim um executivo com capacidade de diálogo e de aglutinação, de construção de ideias majoritárias transformadoras, não para satisfação dos nossos egos, vaidades e dos nossos pequenos espaços de poder, mas ideias majoritárias que coloquem em primeiro plano o ser humano e todas as formas de vida. Que coloquem em primeiro plano a construção de uma sociedade que radicalize na democracia. Uma democracia que atenda os mais vulneráveis, que dê acesso à comida, à educação e saúde de qualidade, à geração de trabalho e renda. Uma democracia em que, efetivamente, o poder esteja nas mãos da população”, concluiu o prefeito Edinho, que nasceu em 20 de junho de 1965, em Pontes Gestal, região de São José do Rio Preto. Ele é filho de Antonio Gomes da Silva, já falecido, e Maria José Piedade da Silva, que vieram trabalhar em Araraquara quando o filho tinha quatro anos de idade. Trabalhou como como office-boy e atuou em várias funções em empresas locais. Chegou a integrar as categorias de base da Ferroviária. Formou-se em Ciências Sociais na Unesp de Araraquara. Ainda jovem, teve atuação de destaque na comunidade cristã e participou ativamente do movimento Teologia da Libertação. Obteve o título de Mestre em Engenharia de Produção na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Foi nessa época que Edinho despertou seu interesse pela política e elegeu-se presidente do Diretório Municipal em 1989. Foi eleito vereador em 1992 e reeleito em 1996. Nas disputas para Prefeitura de Araraquara, venceu em 2000 e 2004. Em 2007 foi eleito Presidente do PT do estado de São Paulo, tendo sido reeleito para o mandato 2009-2013 com mais de 90% dos votos dos filiados.

Em 2010, se elegeu Deputado Estadual com 184.397 votos em mais de 500 municípios paulistas. Em 2011, exercendo o mandato parlamentar e também a função de presidente do PT Paulista, Edinho retornou à vida acadêmica se tornando Professor e Coordenador de Curso de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho. Em 2015 assumiu o Ministério da Comunicação Social da Presidência da República. Em 2016, foi eleito novamente prefeito de Araraquara, com a reeleição para o mandato 2021-2024.

Na sessão de posse, o vice-prefeito Damiano Barbiero Neto também se pronunciou, agradecendo a família e ao prefeito Edinho, pela confiança no seu trabalho e pela amizade desde o início de nossa caminhada, em 2016. Damiano foi vice de Edinho e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico no mandato anterior.

“Não governaremos apenas para quem votou na gente. Vamos continuar cuidando de toda a população de Araraquara. Trabalhar para atrair empresas, gerar empregos, investir na Saúde e na Educação, no meio ambiente, em todas as áreas, mas também olhar para quem mais precisa, para quem não tem o que dar para os filhos comerem no almoço ou no jantar. O momento difícil que nós estamos enfrentando, com uma pandemia que marcou nossas vidas, exige muita união. É hora de nos unirmos para que Araraquara saia dessa pandemia mais forte, com desenvolvimento econômico e justiça social”, declarou o vice-prefeito, que encerrou seu pronunciamento parabenizando também os 18 vereadores eleitos para a 18ª Legislatura da Câmara Municipal.

Damiano Barbiero Neto nasceu em 3 de outubro de 1959, em São Paulo, e é formado em Educação Artística na Universidade UnG, em Guarulhos. Tem 30 anos de experiência em gestão empresarial, além de uma lista extensa de trabalhos prestados a diversas entidades filantrópicas. Foi diretor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de presidente da Feira da Bondade e governador assistente do Distrito 4540 pelo Grupo 7, atendendo os Rotary Club de Araraquara e Rincão. Além de vice-prefeito, também integrou o quadro de secretários municipais do atual mandato, chefiando a pasta do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.